MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Emissora de TV não pode registrar personagem criado por humorista
INPI

Emissora de TV não pode registrar personagem criado por humorista

Ficou comprovado que personagem Coxinha é criação individual do humorista Hiran Delmar.

Da Redação

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Atualizado em 5 de agosto de 2016 10:47

A TV Capital de Fortaleza não tem direito ao registro da marca "Coxinha", nome de personagem de um programa humorístico exibido pela emissora cearense entre 2006 e 2009. A decisão é da 2ª turma especializada do TRF da 2ª região, que indeferiu apelação e embargos de declaração da emissora.

O caso teve início em ação movida na JF do Rio de Janeiro por José Iramar Augusto Aristóteles, cujo nome artístico é Hiran Delmar, um humorista criador de vários personagens, entre eles o Coxinha, que passou a ser o seu apelido. O Coxinha é conhecido por "retratar um indivíduo que elogia um conhecido no momento em que conversa com ele, mas pelas costas o difama e calunia sem pudores, moral ou ética". A ação foi ajuizada pelo humorista contra a emissora e contra o INPI, que tem sede no Rio.

De acordo com os autos, a empresa assinou contrato com o humorista em 2006. Em 2009, o contrato foi rescindido, mas a TV Capital de Fortaleza continuou produzindo programas de TV com o personagem. Após descobrir que a emissora havia depositado o registro da marca do personagem no INPI, o humorista ingressou com a ação.

Nulidade do registro

A 1ª instância decretou a nulidade do registro. Por conta disso, a TV Capital de Fortaleza apelou ao TRF da 2ª região, que decidiu manter a sentença. A empresa ainda apresentou embargos de declaração, mas também foram negados pela 2ª turma Especializada.

O relator do processo no TRF, desembargador Federal André Fontes, destacou que não há dúvida de que o Coxinha é uma criação individual do autor. O magistrado citou, inclusive, vários anúncios de shows juntados aos autos, relacionando o nome do autor da ação com o personagem, desde 1992.

"Como é de fácil percepção, antes mesmo da exploração televisiva do personagem 'Coxinha', em programa humorístico da recorrente, o ora recorrido já realizava shows e apresentações, bem como o apresentava, juntamente com outros personagens que também foram por ele idealizados, em programa de rádio, pelo que é correto se concluir que, de fato, trata-se de criação exclusiva e não em coautoria."

  • Processo: 0803076-78.2010.4.02.5101

Confira o voto e o acórdão.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...