MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atualização e investimento na carreira

Atualização e investimento na carreira

O dinamismo da área jurídica exige que advogados e operadores do Direto tenham estes quesitos como premissas para a atuação no mercado.

Da Redação

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Atualizado às 08:52

Todo cidadão tem como papel colaborar para a construção de uma sociedade melhor, para uma nação mais justa e desenvolvida. Em especial ao advogado e aos profissionais que atuam no âmbito jurídico, o debate e a evolução social são mais do que um exercício cidadão, mas também uma vocação profissional. O cumprimento de leis, a observância de direitos e deveres e a manutenção da justiça fazem parte do ofício do profissional.

Para se certificar do cumprimento de sua missão, o advogado precisa manter-se atualizado, além de desenvolver competências que transcendem as páginas dos livros. Corrobora com esta afirmativa o advogado e aluno do curso de pós-graduação em Gestão Jurídica e de Contencioso do IBMEC/MG, Henrique Andrade Rodrigues. "Em um mundo altamente globalizado, em constante evolução, com informação disponível a todo momento pela internet, para ganhar vantagem competitiva no universo da advocacia é indispensável ousar, sair do usual e do comum. Isso passa, inclusive, pela escolha da continuação dos estudos, escolha essa que, a depender dos objetivos profissionais e acadêmicos, deve igualmente fugir do trivial, dos cursos conhecidos como 'resumo de graduação'", diz ele.

Ciente desta necessidade latente, Henrique concluiu que para atuar no âmbito jurídico é necessário desenvolver competências que vão muito além das disciplinas e conteúdos ensinados na grade curricular normal do curso de graduação em Direito. Segundo o advogado, a atualização buscada para além das competências desenvolvidas na graduação visa uma formação mais ampla. "Despertar espírito empreendedor, visão de mercado, análise estratégica das ferramentas de gestão aplicada às empresas, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, assim como uma análise holística e macroeconômica do Direito e, sobretudo, uma análise empresarial da consultoria jurídica e de processos contenciosos", enumera ele.

A mesma necessidade foi entendida por Fernando Torres, também advogado e aluno do curso de pós-graduação em Gestão Jurídica e de Contencioso do IBMEC/MG. "Quando decidi por este curso eu buscava uma reviravolta em minha carreira, com um objetivo de me tornar um gestor jurídico capacitado para o exercício desta função. O curso me ampliou consideravelmente minha visão sobre o Direito e me capacitou para ter um olhar crítico gerencial, que foge à formação habitual dos operadores do direito", relata Fernando, que ainda completa sobre a importância a formação gerencial estar aliada ao conhecimento jurídico. "O curso despertou em mim e em outros colegas o desejo de compartilhar esse conhecimento e competências com colegas de profissão para disseminar a importância de um olhar empresarial para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia".

O coordenador dos cursos de pós-graduação em Direito e do LL.M. Direito Corporativo do Ibmec/MG, Henrique Cunha Barbosa, no Dia do Advogado é importante refletir sobre o que torna completo o profissional atuante na área do Direito. Segundo ele, em sala de aula é possível ver que muitos alunos estão trilhando este caminho de maneira assertiva, pois além de se atualizar nos conhecimentos técnicos, buscam desenvolver suas competências profissionais e trabalhar uma série de habilidades extras para as quais o advogado brasileiro ainda não é preparado na origem, especialmente em aspectos relacionados à prática de gestão, finanças ou mesmo estratégia empresarial. "O profissional percebe que não pode deixar de advogar - e advogar bem -, mas que a posição alçada ou almejada exige competências outras como por exemplo: saber formar e negociar preço, recrutar equipe, se reportar ao cliente ou mesmo a um CEO, CFO, Conselho ou Controladoria; recrutar, treinar e manter a equipe; participar de operações de M&A seja negociando contratos ou realizando a due diligence; entender de compliance, enfim, uma gama de habilidades até então inimaginadas pelo advogado puro. E isso tudo sem deixar de atuar com um nível intelectual técnico de alto nível, em qualquer um dos lados do balcão que se esteja", conclui Barbosa.

  • Para conhecer mais sobre os cursos de pós-graduação em Direito que o Ibmec tem a oferecer, acesse.

___________

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A - MG