MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Válida multa do Procon a empresa que não sanou vício em eletrodomésticos
Consumidor

Válida multa do Procon a empresa que não sanou vício em eletrodomésticos

Decisão é do TJ/SP.

Da Redação

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Atualizado às 12:01

A 4ª câmara de Direito Público do TJ/SP negou provimento ao recurso de empresa contra multa do Procon/SP por não ter dado solução para vício de qualidade de produto.

No caso, o Procon recebeu oito reclamações por parte de consumidores a respeito da inércia da empresa em solucionar vícios de qualidade apresentados em eletrodomésticos, pois embora instada pelos consumidores, não o fez no prazo de 30 dias previsto no CDC e nem propôs qualquer solução para o problema.

A empresa autuada pretendia o reconhecimento da nulidade do auto de infração ou, subsidiariamente, a redução da penalidade para o valor mínimo previsto no código consumerista.

Contudo, o desembargador Paulo Barcellos Gatti, relator, considerou que o conjunto probatório demonstrou a ocorrência de ofensas ao art. 18, §1º, do CDC, e concluiu pela regularidade do procedimento de apuração das infrações cometidas pela autora em detrimento dos consumidores.

"A empresa autora não questiona a prática das infrações que lhes foi imputada no Auto de Infração, limitando-se a impugnar o valor da multa que lhe foi imposta."

Acerca da multa administrativa (de cerca de R$ 205 mil), o colegiado entendeu que esta foi regularmente aplicada, graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor, não se podendo falar em desproporção entre o ato ilícito e a penalidade dele.

"O objetivo da penalidade é desestimular o infrator quanto à reiteração das práticas abusivas vedadas pela legislação de proteção ao consumidor, de modo que o seu conteúdo econômico não deve efeito confiscatório (art. 150, IV, alínea '', da CF/88), ou, tampouco, transparecer iniquidade ao causador do dano, em prestígio ao escopo de inibir a proliferação da conduta ilegítima."

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...