MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lewandowski suspende decisão do STJ que derrubou liminar da Abragel sobre GSF
Competência

Lewandowski suspende decisão do STJ que derrubou liminar da Abragel sobre GSF

Decisão proferida pela vice-presidente do STJ teria utilizado de fundamento constitucional.

Da Redação

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Atualizado às 13:54

O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, deferiu liminar para suspender decisão do STJ que teria usurpado a competência da Corte Suprema. O caso envolve a análise de pedido contra liminar favorável à Abragel - Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa sobre o GSF - Generator Scaling Factor.

De acordo com os autos, as associadas da Abragel são titulares de outorga para exploração de aproveitamentos hidráulicos – o que envolve a assunção dos chamados riscos hidrológicos no âmbito do MRE – e, visando à preservação de equilíbrio econômico das relações do Poder Público com particulares, teriam ajuizado ação em trâmite na 17ª vara Federal do DF.

Após um pedido liminar ser indeferido, a associação interpôs agravo de instrumento e o desembargador Federal Souza Prudente, do TRF da 1ª região, deferiu antecipação da tutela para limitar "até 5% a redução das garantias físicas (ou energias asseguradas) das pequenas centrais hidrelétricas associadas da Abragel decorrentes do Fator de Ajuste do MRE (GSF)", até julgamento do agravo.

STJ

A Aneel e a União, então, requereram no STJ a suspensão de liminar, a qual foi deferida. Em reclamação ao STF, a Abragel alegou que "a liminar deferida na origem, suspensa pela decisão ora reclamada, possui expresso fundamento constitucional e, assim, só poderia ser impugnada mediante suspensão perante o STF", destacando ainda o artigo 25 da lei 8.038/90.

Ainda segundo a associação, seria inquestionável no caso a natureza constitucional do fundamento essencial da decisão impugnada no pedido de contracautela: a preservação da chamada equação econômico-financeira nas relações estabelecidas com o poder público é assegurada pelo art. 37, XXI, da CF.

"A bem da verdade, a Aneel e a União reconhecem expressamente o fundo constitucional da discussão, afirmando em suas contestações, de modo idêntico, que a demanda envolve, conforme postulado na inicial, 'o direito à segurança jurídica ao equilíbrio econômico-financeiro previsto no artigo 37, XXI, da Constituição Federal'. A União, aliás, dedica um capítulo inteiro de sua contestação ao tema. Curiosamente, tais contestações não foram anexadas aos autos da suspensão veiculada perante o STJ."

STF

"No caso em exame, a decisão proferida pela vice-presidente do STJ parece-me ter utilizado de fundamento constitucional para o deferimento da contracautela, atraindo-se, assim, a competência desta Corte para examinar o pedido."

Da análise do pedido, Lewandowski destacou que a decisão do STJ estaria calcada numa suposta violação do princípio de separação de poderes. Ainda segundo o ministro, a análise prefacial da petição inicial do pedido de suspensão demonstraria, à primeira vista, estar embasada em fundamentos constitucionais.

"Presente, portanto, o fundamento da fumaça do bom direito. Quanto ao perigo da demora, entendo, em uma análise perfunctória dos fatos, que também se faz presente ante o risco de agravamento do desiquilíbrio econômico-financeiro apontado."

Patrocinam os interesses da Abragel a Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence e a banca Baggio e Costa Filho Sociedade de Advogados.

Confira a decisão.

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...