MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Proposta prevê fiscalização de cursos de graduação de Direito
Câmara

Proposta prevê fiscalização de cursos de graduação de Direito

Texto já foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara.

Da Redação

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Atualizado às 08:29

Tramita na Câmara dos Deputados proposta de fiscalização e controle que prevê supervisão dos procedimentos de autorização, funcionamento e avaliação dos cursos de graduação em Direito ofertados pelas instituições de educação superior. A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor da Casa.

A PFC 64/15 propõe que a Comissão de Defesa do Consumidor com o auxílio do Tribunal de Contas da União adote medida necessárias para realizar fiscalização e controle sobre os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A auditoria prevê a realização de diligências nas instituições de ensino superior para avaliar a comunidade docente e discente e a infraestrutura dos cursos de direito, assim como a realização de audiências públicas com órgãos federais, como o Ministério da Educação, e entidades de classe, como a OAB e a Associação brasileira de Mantenedoras de Ensino superior.

Para o relator na comissão, deputado Vinícius Carvalho, a proposta possui grande relevância. "A educação, como bem ensina nossa Constituição Federal não traduz mera atividade mercantil, mas um instrumento de desenvolvimento pessoal, de preparo para o exercício da cidadania e de qualificação para o trabalho. A exploração econômica da atividade educacional, portanto, embora confiada à iniciativa privada (art. 209, da CF), deve ser desempenhada em estrita consonância com seu papel transformador da sociedade e com os postulados constitucionais aplicáveis, em especial o de garantia de padrão de qualidade."

Veja o inteiro teor da proposta.