MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Laurita Vaz e Humberto Martins tomam posse no STJ
Primeira mulher presidente

Laurita Vaz e Humberto Martins tomam posse no STJ

Ministros seguem no comando até 2018.

Da Redação

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Atualizado às 18:30

Dia histórico no STJ: nesta quinta-feira, 1º/9, a ministra Laurita Vaz tornou-se a primeira mulher a assumir o comando do Tribunal da Cidadania. Na mesma solenidade, o ministro Humberto Martins assumiu como vice-presidente da Casa.

Coube ao ministro Og Fernandes os cumprimentos, pela Corte, aos novos dirigentes, e o fez com belo discurso poético. Entre os ouvintes, além de inúmeras autoridades, público enorme dirigiu-se ao Pleno, e do local dos servidores ouviu-se os mais efusivos aplausos à ministra Laurita.

"Cumpre dar a Laurita o que é de Laurita. É setembro também em nossos espíritos. Colha em cada um de nós, querida presidente, ao lado fraterno do ilustre vice-presidente, ministro Humberto Martins, aquilo que semeou durante toda a vida: os louros da confiança, os louros do apoio e os louros da admiração", afirmou o ministro Og. Ouça o discurso do ministro:

Após, renderam homenagens o procurador-Geral da República Rodrigo Janot e o presidente do Conselho Federal da OAB Claudio Lamachia. O ministro João Otávio de Noronha, recentemente empossado como corregedor nacional de Justiça, destacou sua expectativa de uma gestão harmoniosa e pacífica. "Que traga a paz que nós precisamos para trabalhar bem e entregar a contento a prestação jurisdicional", disse ele.

Diversas autoridades e representantes da sociedade civil estiveram presentes à solenidade. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, falou da atuação de Laurita Vaz em cooperação com os demais poderes públicos e da experiência do ministro Humberto Martins em relação ao Judiciário estadual.

Ao combate

De fato, a expectativa em torno da gestão da ministra Laurita é grande: S. Exa. deverá lidar com orçamento restrito diante da crise, e um número avassalador de processos.

Um dos objetivos da da ministra é a aprovação da proposta de EC que cria um filtro de relevância para a admissão dos recursos especiais no STJ.

A julgar pelo discurso proferido, a ministra Laurita está plenamente ciente, pronta e, ousamos dizer, ansiosa por enfrentar as adversidades do atual momento. Vejamos:

Sobre a corrupção

"O país, neste momento, luta para se restabelecer e precisa de respostas firmes aos incontáveis desmandos revelados. A população exige uma reação imediata e proporcional ao tamanho da agressão. Ninguém mais aguenta tanta desfaçatez, tanto desmando, tanta impunidade."

"Estamos vivenciando a história, a reafirmação dos valores democráticos, tais como a participação popular, o zelo com a coisa pública, a transparência e publicidade das ações do poder público. Não tenho dúvidas que estamos, sim, transformando um período de adversidades em oportunidade para promover transformações."

Sobre o STJ

"A minha administração será firme, transparente, participativa e comprometida com os objetivos maiores deste Tribunal. Centraremos esforços na atividade fim, que é a de julgar, com celeridade e qualidade, as demandas que nos são submetidas, buscando aprimorar os institutos processuais que já dispomos para atingir melhores resultados."

"Precisamos 'cortar o mal pela raiz', como se diz na minha terra. O STJ não pode mais se prestar a julgar casos e mais casos, indiscriminadamente, como se fora uma terceira instância revisora. Não é. Ou, pelo menos, não deveria ser, porque não é essa a missão constitucional do tribunal."

Por fim, ao se despedir, a mensagem desejando a todos "uma boa noite e um bom combate".

Veja a íntegra do discurso.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...