MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Negada prisão domiciliar a advogado preso em instalações condignas
STF

Negada prisão domiciliar a advogado preso em instalações condignas

Ministro Barroso: recolhimento de advogado em local que possua instalações condignas, embora não configure Sala de Estado-Maior, não afronta decisão do plenário na ADIn 1127.

Da Redação

domingo, 18 de setembro de 2016

Atualizado em 16 de setembro de 2016 16:20

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, julgou improcedente a reclamação na qual o ex-vereador de Poço Verde/SE e também advogado pedia para ser recolhido em prisão domiciliar. De acordo com o ministro, o recolhimento de advogado em local que possua instalações condignas, embora não configure sala de Estado-Maior, não afronta decisão do plenário na ADIn 1127.

A reclamação foi proposta contra acórdão do TJ/SE que determinou a transferência do ex-vereador, preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória de Santo André/SP, para unidade prisional da Polícia Militar de Sergipe que apresentasse instalações e comodidades condignas, conforme previsto do Estatuto da OAB. Segundo o ex-vereador, não existe Sala de Estado-Maior em Sergipe, onde reside sua família, e, em razão disso, deveria ser recolhido em prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica.

Ele sustentou que a determinação para que fosse recolhido em unidade prisional da PM/SE afrontaria a decisão do supremo na ADIn 1127, na qual se reconheceu a validade do dispositivo do Estatuto da OAB que assegura aos advogados o direito de serem recolhidos, antes de sentença transitada em julgado, em sala de Estado-Maior. Em junho deste ano, a liminar foi indeferida pelo relator.

O ministro Barroso observou que, como o ex-vereador ainda está em SP, não é possível saber as condições em que ele será acomodado quando for transferido para Sergipe. Com relação à adequação do comando do TJ/SE ao decidido na ADIn 1127, concluiu que o ato não destoa do entendimento adotado pelo STF naquele julgamento, citando nesse sentido a RCL 16011.

O relator destacou que ainda não há pronunciamento definitivo do STF quanto ao direito a prisão domiciliar quando inexistir sala de Estado-Maior, e que o TJ/SE, em HC, manteve a prisão preventiva do ex-vereador, "não se revelando prudente a aplicação de medidas cautelares diversas". Esse fato, a seu ver, reforça a impossibilidade da colocação do vereador em prisão domiciliar.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...