MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Imagens exclusivas da rebelião na cadeia de São Sebastião

Imagens exclusivas da rebelião na cadeia de São Sebastião

XX

Da Redação

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Atualizado às 08:21

 

Imagens exclusivas da rebelião na cadeia de São Sebastião

 

Confira abaixo as imagens e os comentários enviados pelo Juiz de Direito Titular da 1ª Vara e Tribunal do Júri de São Sebastião e Diretor do respectivo Fórum, Fernando Henrique Pinto.

 

"Em razão da superlotação, das 11 mortes registradas até agora em estabelecimentos prisionais, 8 foram em São Sebastião, mortos carbonizados por um incêndio, que atingiu a cela do "seguro".

 

Ontem houve uma rebelião na cadeia de São Sebastião/SP, com incêndio, saldo atual de 8 mortos, e um carcereiro refém, que acabou sendo libertado no final de tarde, após intensa negociação. Há ainda pelo menos seis presos gravemente feridos, um deles na UTI.

 

A cadeia de São Sebastião, que abriga todos os presos do litoral norte paulista, está com mais de 290 presos, onde cabem 60 (em Ilhabela não há cadeia em atividade, em Caraguatatuba a cadeia está interditada, e em Ubatuba não há cadeia masculina).

 

Em razão do incêndio, a cadeia não agüentaria um motim na forma de "cavalo doido", pois as grades estão destruídas e as próprias paredes, em razão do incêndio, estão cedendo.

 

A cadeia fica no centro de São Sebastião, ao lado de uma escola, de uma creche, e de inúmeras residências. Quanto às mortes de ontem, já há muito e reiteradamente anunciadas, os profissionais de São Sebastião estão com suas consciências tranqüilas de terem feito e estarem fazendo tudo o que podem.

 

Agora, e novamente, anunciamos que mais mortes poderão vir, e desta vez envolvendo população "civil", se esta cadeia não for esvaziada em no máximo três dias. Não há energia elétrica - nem condições de ser religada, não há água, e embora antes não houvesse, agora absolutamente não há qualquer condição daqueles "escombros" abrigarem 290 detentos."

 

 

 

 

 

 

 

___________________