MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP determina trancamento de inquérito contra advogado por suposto crime de denunciação caluniosa
Habeas corpus

TJ/SP determina trancamento de inquérito contra advogado por suposto crime de denunciação caluniosa

O colegiado verificou ausência de justa causa, tendo em vista que o advogado não imputou a prática de crime a nenhuma pessoa, física ou jurídica.

Da Redação

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Atualizado às 09:09

A 14ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP concedeu ordem de HC para determinar o trancamento de inquérito policial instaurado contra advogado, por suposto crime de denunciação caluniosa.

De acordo com os autos, o causídico requereu a instauração de procedimento administrativo para apuração de possível impacto ambiental em área localizada no município de Rio das Pedras/SP.

Instaurado o inquérito civil e realizadas as diligências pertinentes, o promotor de Justiça responsável determinou o arquivamento das apurações administrativas, ante a inexistência de indícios de crime ambiental. Também determinou a instauração de inquérito policial contra o paciente por suposto crime de denunciação caluniosa.

Contra esse ato, foi impetrado habeas corpus. Em agosto, o relator, desembargador Hermann Herschander, concedeu liminar determinando o sobrestamento do inquérito.

Em análise do mérito, o magistrado observou que o causídico requereu a imediata intervenção do Poder Público para apuração dos eventuais ilícitos ambientais, não imputando a prática de crime a nenhuma pessoa, física ou jurídica. Portanto, entendeu que não houve prática denunciação caluniosa a justificar a instauração do inquérito.

"Ora, o crime previsto no artigo 339 do Código Penal exige que, ao dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, o agente indique a pessoa certa e determinada - à qual imputa o crime de que sabe ela ser inocente."

Assim, votou no sentido de determinar o trancamento, por falta de justa causa, do inquérito policial.

O HC foi impetrado por Willey Sucasas, sócio do Pedroso Advogados Associados, na qualidade de presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB - Piracicaba, e pelo advogado Rodrigo Godoy, secretário-Geral da mesma subseção.

Veja a decisão.

____________


Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA