MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. As principais notícias da OAB/PR no informativo dessa semana

As principais notícias da OAB/PR no informativo dessa semana

x

Da Redação

terça-feira, 16 de maio de 2006

Atualizado às 07:45

 


OAB/PR


As principais notícias da OAB/PR no informativo dessa semana

 

LONDRINA

 

Busato, Serraglio e René Dotti em encontro de jovens advogados

 

A OAB/PR e a Subseção de Londrina promovem nos dias 25 e 26 de maio o I Encontro Estadual de Advogados Iniciantes do Paraná e o II Encontro de Jovens Advogados de Londrina, no auditório do Crystal Palace Hotel. A abertura está marcada para as 19h30 de quinta-feira, com a presença do presidente nacional da OAB, Roberto Busato, do presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, e do presidente da OAB Londrina, José Carlos da Rocha. O deputado federal Osmar Serraglio e o jurista René Ariel Dotti participam do primeiro painel, às 20h. Informações pelos telefones (41) 3017-5046 (Curitiba) e (43) 3294-5900 (Londrina). Para conferir a programação completa, clique aqui.

 

CASA DO ADVOGADO

 

Advogados têm acesso a serviços em unidade da OAB

 

Além da livraria, a Casa do Advogado - Unidade Centro Cívico oferece diversos serviços para os inscritos na OAB/PR. Localizado na Avenida Cândido de Abreu, 305, quase em frente ao Fórum Cível, o espaço também coloca à disposição dos advogados computadores com acesso à internet e o serviço de protocolo da OAB/PR.

 

REGULAMENTO

 

Conselho Federal revoga dispositivo do regulamento referente a débitos

 

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil revogou o parágrafo 2.º do artigo 55 do Regulamento Geral, referente a parcelamento de débitos em ano eleitoral. A medida procura evitar questionamentos sobre uma eventual incompatibilidade entre dois dispositivos semelhantes existentes no regulamento da entidade. Sobre esse tema, continua em vigor o que dispõe o artigo 133, parágrafo 2.º, "b", do Regulamento Geral, que diz: "é vedada, no período de 60 dias antes das eleições, a concessão de parcelamento de débitos a advogados, inclusive na data da eleição, salvo resolução prévia, de caráter geral, aprovada com 60 dias de antecedência pelo Conselho Seccional".

 

AGRICULTURA

 

OAB aprova moção de apoio a produtores rurais

 

O Conselho Federal da OAB aprovou, em 9 de maio, uma moção de apoio aos agricultores brasileiros. A moção foi apresentada pela bancada dos conselheiros federais do Mato Grosso e alerta para as dificuldades vividas pelos agricultores devido à defasagem do câmbio. O texto da moção denuncia a inércia do governo federal em relação à manutenção do crédito e à renegociação das dívidas com os bancos e empresas financiadoras do agronegócio.

 

ADVOGADOS INICIANTES

 

Palestra com Teresa Arruda Wambier lotou o auditório da ESA

 

A palestra da advogada Teresa Arruda Alvim Wambier, realizada na última terça-feira (09), lotou o auditório da Escola Superior de Advocacia, em Curitiba. Teresa Arruda Wambier falou sobre "A Nova Lei do Agravo". No encontro, promovido pela Comissão dos Advogados Iniciantes, os advogados tiveram a oportunidade de debater sobre alguns dos pontos mais polêmicos da legislação.

 

CONGRESSO

 

IPDA realiza VII Congresso Paranaense de Direito Administrativo

 

O Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) realizou em Curitiba na semana passada o VII Congresso Paranaense de Direito Administrativo. O presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, participou da abertura do congresso.

 

RELAÇÕES DO TRABALHO

 

IV Semana Jurídica em Pitanga

 

A Faculdade de Direito da UCP - Faculdades do Centro do Paraná, a subseção da OAB em Pitanga e a Prefeitura Municipal de Pitanga realizaram na semana passada a IV Semana Jurídica, que teve como tema Transformações do Direito e Relações de Trabalho. O evento Entre os conferencistas, esteve o presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, que falou sobre "Cursos Jurídicos e Exame de Ordem".

 

JACAREZINHO

 

OAB Paraná cumpre desagravo em favor de advogados

 

A OAB/PR emitiu nota de desagravo público em favor dos advogados Franco Audrey Ficagna e Paulo Henrique Gardemann, que foram ofendidos no exercício da profissão pela juíza federal Bianca Geórgia Arenhart Munhoz da Cunha. A presidente da Subseção de Jacarezinho da OAB/PR, Denise Sfeir, fez a leitura do desagravo no dia 4 de maio, na Justiça Federal - Seção Judiciária do Paraná - Subseção Judiciária de Jacarezinho.

 

TJ

 

Novos desembargadores tomam posse no TJ

 

Os desembargadores José Marcos de Moura, Rubens de Oliveira Fontoura e Vicente Del Prete Misurelli tomaram posse, na quinta-feira passada (11), no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Os advogados Manoel Cachenski Daher e Renato Alberto Nielsen Kanayama representam a OAB/PR na solenidade. Kanayama falará em nome da presidência da Seccional.

 

LOANDA

 

Comarca comemora 50 anos de instalação

 

Loanda comemorou, no dia 8 de maio, os 50 anos de instalação de sua comarca. A solenidade foi realizada no Fórum Negi Calixto. Sandra Regina Smaniotto, conselheira da OAB/PR, representou a seccional no evento.

 

DIREITO DO CONSUMIDOR

 

Comissão realiza cursos em Curitiba e Maringá

 

A Comissão de Direito do Consumidor da OAB/PR realiza, a partir deste mês, dois cursos sobre Direito do Consumidor. Um deles será em Curitiba, entre os dias 16 de maio e 14 de junho, na Escola Superior de Advocacia (Avenida João Gualberto, 916 - Alto da Glória), às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. O outro acontecerá na sede da ESA em Maringá, de 19 de maio a 10 de junho, às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e sábados das 8h30 às 12h30. Mais informações pelo telefone (41) 3017-5050, pelo e-mail [email protected] ou no site www.oabpr.org.br/esa.

 

CURSOS
OAB PROMOVE:
Escola Superior de Advocacia - Curitiba
de 16 de maio a 13 de junho de 2006
Escola Superior de Advocacia - Maringá
19 de maio a 10 de junho de 2006
Escola Superior de Advocacia - Curitiba
22 de maio a 7 de junho de 2006
Escola Superior de Advocacia - Curitiba
22 de maio a 5 de julho de 2006
Escola Superior de Advocacia - Pato Branco
26 de maio de 2006

OAB/PR RECOMENDA:
Curso
Local
Data
Centro Universitário Positivo
22 de maio de 2006




CESUMAR
- Av. Guedner, nº 1.610 - Maringá - PR


DIA 25 DE MARÇO DE 2006
MARINGÁ

DIA 05 DEAGOSTO DE 2006
Abertura em LONDRINA

______________