MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Prazo de 180 dias do "stay period" deve ser contado em dias úteis
Recuperação judicial

Prazo de 180 dias do "stay period" deve ser contado em dias úteis

Desembargador entendeu que prazo do "stay perido" é predominantemente processual e deve seguir disposição do CPC/15.

Da Redação

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Atualizado às 15:49

O desembargador Hamid Bdine, da 1ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP, concedeu tutela provisória de urgência em sede de agravo de instrumento para determinar que o "stay period", período de 180 dias de suspensão das ações e execuções promovidas em face do devedor em recuperação judicial, sejam contados em dias úteis, em conformidade com o novo CPC.

O agravo foi interposto contra decisão que considerou o prazo definido pelo §4º do art. 6º da lei 11.101/05 como sendo de natureza material e, por isso, definiu que a contagem dos 180 dias deveria ser feita em dias corridos.

O agravante sustentou que a contagem deve ser em dias úteis, conforme disposição do art. 219 do CPC/15, pois o chamado "stay period" tem natureza processual por equivaler ao período estimado para a conclusão do processo de recuperação judicial.

O magistrado acolheu a argumentação. Para ele, o prazo do "stay period" é predominantemente processual, ao repercutir dentro do processo de recuperação, estabelecendo espaço temporal suficiente para deliberação sobre o plano em assembleia de credores, e fora dele, ao produzir efeitos em outros processos, suspendendo-os. "O prazo deve ser contado em dias úteis, portanto, nos termos do art. 219 do CPC/15."

Confira a íntegra da decisão.



Patrocínio

Patrocínio Migalhas