MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Janela construída a menos de 1,5m da casa ao lado deve ser retirada mesmo que não prejudique vizinho
Direitos de vizinhança

Janela construída a menos de 1,5m da casa ao lado deve ser retirada mesmo que não prejudique vizinho

Para a 3ª turma, proibição prevista em lei não pode ser flexibilizada.

Da Redação

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Atualizado às 08:42

A regra do CC (art. 1.301) que proíbe a construção de janelas a menos de um metro e meio da divisa do terreno vizinho é objetiva e independe de prejuízos ou fatores que atenuem o devassamento, como impedimento visual. Assim entenderam os ministros da 3ª turma do STJ.

Para o relator do recurso no STJ, ministro Villas Bôas Cueva, a construção das janelas em desacordo com a lei é suficiente para configurar a ofensa, não sendo necessário a aferição de elementos subjetivos para provar que o vizinho sofreu prejuízo.

Assim, os ministros deram parcial provimento a recurso para rejeitar o pedido de demolição de um pavimento, mas obrigar o réu a fechar as janelas construídas irregularmente no prazo de 60 dias.

Demolição

No caso analisado, o proprietário de um imóvel construiu um pavimento superior em sua residência, com janelas a menos de um metro e meio da divisa do terreno vizinho.

A sentença determinou a demolição do pavimento em desacordo com a lei local, que previa construções de apenas um andar na região. O TJ/SP deu provimento ao apelo do réu e julgou improcedente o pedido de demolição.

O TJ/SP justificou que a edificação teve todos os alvarás necessários e que não houve prejuízo para o vizinho com a construção das janelas, já que a visão era distorcida e não foi comprovada invasão de privacidade.

Mas o ministro Villas Bôas Cueva destacou que a proibição contida no CC não se restringe à visão, já que a norma caracteriza a presunção de devassamento da privacidade do vizinho.

"Logo, as regras e proibições insertas no capítulo relativo ao direito de construir possuem natureza objetiva e cogente, traduzindo verdadeira presunção de devassamento, que não se limita à visão, englobando outras espécies de invasão (auditiva, olfativa e principalmente física, pois também buscam impedir que objetos caiam ou sejam arremessados de uma propriedade a outra), de modo a evitar conflito entre os vizinhos."

Em parte, a decisão do TJ/SP que rejeitou a demolição foi embasada em lei local, e neste ponto, segundo o relator, não cabe ao STJ reanalisar a questão. Assim, o recurso da vizinha foi parcialmente acolhido. Os ministros rejeitaram o pedido de demolição de todo o pavimento, mas o réu terá o prazo de 60 dias para fechar as janelas construídas, sob pena de multa diária.

O escritório Novaes e Roselli Advogados atuou na causa pela recorrente.

Veja o acórdão.

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...