MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Revogação de venda de imóvel por fraude contra credores não compromete novo negócio do mesmo bem
STJ

Revogação de venda de imóvel por fraude contra credores não compromete novo negócio do mesmo bem

A 3ª turma do STJ decidiu que para que a segunda venda seja desconstituída é necessária comprovação de má-fé.

Da Redação

sábado, 19 de novembro de 2016

Atualizado em 17 de novembro de 2016 12:07

"Ainda que revogada a primeira venda em razão da existência de fraude, este efeito apenas alcança as partes que agiram em conluio contra os credores da massa falida. Dessa forma, para que a segunda venda seja desconstituída é necessária a prova da má-fé, pois devem ser resguardados os interesses dos terceiros de boa-fé."

Esse foi o entendimento da 3ª turma do STJ em análise de recurso sobre imóvel alienado de empresa em situação de falência.

De acordo com os autos, a empresa alienou o imóvel em que funcionava para uma compradora, que posteriormente promoveu uma segunda venda do imóvel. A massa falida ajuizou ação revocatória contra a primeira e a segunda compradoras, argumentando que a venda do imóvel foi efetivada em fraude aos credores.

Em primeira instância, foi declarada a ineficácia das duas alienações e determinado que o imóvel deveria retornar ao ativo da empresa para posterior arrecadação pelos credores. O TJ/RJ confirmou a sentença e afirmou que a primeira venda ocorreu em período "suspeito para os efeitos de fraude contra credores", quando a empresa já possuía vários protestos em seu nome, ficando configurada a fraude. Com relação à segunda compradora, o TJ entendeu que não havia necessidade de se demonstrar sua má-fé, não se manifestando sobre a existência ou não de fraude em relação a ela.

Prova exigida

No STJ, o ministro Moura Ribeiro, relator do recurso, explicou que o art. 53 do decreto-lei 7.661/45 prevê a possibilidade de revogação do ato praticado pelo falido com a intenção de prejudicar os credores, desde que seja provada a fraude. Já o artigo 55, parágrafo único, inciso III, alínea "a", da mesma norma, dispõe que a ação revocatória pode ser proposta contra o terceiro adquirente se este tiver conhecimento da intenção do falido de prejudicar os credores.

O ministro afirmou que, revogada a primeira venda em razão da existência de fraude, "este efeito apenas alcança as partes que agiram em conluio contra os credores da massa falida". Dessa forma, para que a segunda venda seja desconstituída, é necessária a prova de má-fé da compradora, "pois devem ser resguardados os interesses dos terceiros de boa-fé, já que aqui não se trata de uma simples declaração de ineficácia de negócio jurídico".

Moura Ribeiro esclareceu que o STJ não poderia se manifestar quanto à existência ou não de má-fé da segunda compradora, pois isso exigiria o exame das provas do processo, inviável em recurso especial. Assim, foi determinado o retorno dos autos para que o TJ/RJ, a partir do entendimento fixado pela 3ª turma, verifique a eventual existência de fraude na segunda transação com o imóvel.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas