MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mulher que desprezou bula não pode reclamar por danos causados pelo uso de alisante capilar
Bula

Mulher que desprezou bula não pode reclamar por danos causados pelo uso de alisante capilar

Ficou reconhecida a culpa exclusiva da consumidora, que não realizou prova de toque e teve reação ao produto.

Da Redação

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Atualizado às 09:09

Consumidor que despreza bula não pode reclamar de efeitos colaterais de medicamentos. Com este entendimento, a 2ª câmara Civil do TJ/SC manteve sentença da comarca de Joinville que julgou improcedente ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos ajuizada por consumidora que não obedeceu a indicações constantes na bula de um produto para alisamento capilar e teve forte reação.

A mulher sustentou que a empresa deve ser responsabilizada por colocar um produto defeituoso no mercado. Os autos dão conta, entretanto, que as reações ocorridas, como queda de cabelo e queimaduras no couro cabeludo, ocorreram por mau uso da própria cliente.

A bula indicava a necessidade de colocar o creme no antebraço ou atrás da orelha para fazer um "teste de toque" e aguardar 24 horas antes de aplicar em todo o cabelo. Como a própria autora declarou que aplicou o alisante duas horas depois de ter comprado, restou comprovado o descumprimento das instruções.

"Percebe-se que a autora adquiriu e aplicou o produto no mesmo dia, sem respeitar o prazo de 24 horas indicado na bula, aventurando-se na aplicação em todo o cabelo após apenas quinze ou vinte minutos, contrariando a orientação do fabricante, [...] redigida de forma clara e de fácil compreensão."

Para o desembargador substituto Jorge Luis Costa Beber, relator da matéria, ficou evidente culpa exclusiva da consumidora. A decisão do colegiado foi unânime.

Veja a decisão.