MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Diretores da AASP reúnem-se com gerentes do Banco do Brasil
Encontro

Diretores da AASP reúnem-se com gerentes do Banco do Brasil

No encontro foram tratados diversos temas de interesse da classe, com destaque para as reclamações e reivindicações de associados.

Da Redação

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Atualizado às 08:05

Nesta segunda-feira, 21, os diretores da AASP Leonardo Sica, Fernando Brandão Whitaker e Mário Luiz Oliveira da Costa reuniram-se com gerentes do Banco do Brasil, na sede da Associação. Foram tratados diversos temas de interesse da classe, com destaque para as reclamações e reivindicações de associados, principalmente no que diz respeito ao atendimento do Banco do Brasil por ocasião de levantamentos de depósitos judiciais e de valores decorrentes de ofícios precatórios.

Representaram o Banco Wagner Seraphim Leitão, gerente-geral da Agência Poder Judiciário, Washington Negreziolo Teixeira, gerente de Relacionamento, e Marco Antonio Paz Chavez, presidente da Associação dos Advogados do Banco do Brasil.

Segundo Mário Costa, a reunião foi bastante produtiva.

"Recebemos esclarecimentos sobre vários pontos e notamos boa vontade na solução dos problemas debatidos, inclusive com a manutenção de um permanente canal de comunicação entre a AASP e o Banco do Brasil. Durante a reunião também surgiu a ideia de darmos mais publicidade às normas e exigências do Banco em relação aos levantamentos de depósitos judiciais. Deverá ser elaborado um FAQ com esclarecimentos oficiais sobre os procedimentos a serem adotados, com o que não apenas terão os advogados prévio conhecimento de tais exigências, como poderão confrontá-las com eventuais óbices que possam ser indevidamente apresentados em cada caso concreto, em cada agência específica."

Para Wagner Leitão, o encontro buscou esclarecer a série de questionamentos que os advogados têm feito à AASP com relação ao atendimento do Banco, no que diz respeito a prazos de pagamento dos mandados de levantamento e outras questões de atendimento, muitas delas pontuais.

"Nós tivemos um período longo de greves e isso realmente gerou atraso nos mandados, mas a previsão é que tudo esteja regularizado até o final deste mês de novembro."

Wagner mencionou também os projetos que o Banco do Brasil, o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional do Trabalho estão desenvolvendo para aprimorar o sistema de atendimento, especialmente em relação à interligação de sistemas que trarão maior celeridade e segurança ao processo de levantamento dos depósitos judiciais. "É um projeto que vem sendo desenvolvido há um bom tempo e a previsão é que no primeiro semestre de 2017 tenhamos sua implementação. Este sistema de interligação tornará mais ágeis o atendimento, o depósito eletrônico, o levantamento de alvará por meio eletrônico. Existe um piloto rodando no Tribunal Regional do Trabalho, com algumas varas. São interligações de sistemas para aperfeiçoar e dar maior celeridade e segurança ao procedimento de levantamento dos depósitos judiciais".

Quanto a eventuais futuros problemas, ele afirma: "Creio que facilitaria tanto para os advogados quanto para o banco centralizarmos as reclamações na AASP. Provavelmente teremos casos pontuais que a Associação nos repassará imediatamente e atuaremos o mais rápido possível para resolver o desvio apontado".

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA