MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ mantém funcionamento do Uber na cidade do Rio
Transporte

TJ/RJ mantém funcionamento do Uber na cidade do Rio

Determinação se deu em razão da publicação ontem da lei municipal 6.106/16, que proíbe a prática.

Da Redação

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Atualizado às 07:31

A desembargadora Márcia Ferreira Alvarenga, da 17ª câmara Cível do TJ/RJ, ratificou nesta segunda-feira, 28, a liminar que proíbe a prefeitura do Rio de impedir a circulação dos motoristas do Uber na cidade.

A determinação se deu em razão da publicação, também nesta segunda-feira, da lei municipal 6.106/16, que proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado.

De acordo com a desembargadora, a nova lei entrou em vigor na data de sua publicação, ou seja, sem a "vacatio legis - prazo para que os operadores do direito tenham pleno conhecimento da norma - que seria de se esperar para uma questão de significativa repercussão social".

A magistrada é relatora do recurso de apelação do município do Rio e do MP contra sentença da 6ª vara de Fazenda Pública da capital que, em abril deste ano, tornou definitiva a liminar em favor do Uber. O mérito do recurso será julgado pelos desembargadores da 17ª câmara Cível.

"Considerando que a interpretação da legislação municipal até então vigente, bastante similar à nova lei, será objeto de julgamento já pautado nesta Colenda Câmara, bem como o fato, já destacado, de que a atividade em questão já vem sendo realizada há algum tempo sem graves danos sociais, mantenho em vigor a liminar prolatada nestes autos."

A ordem é dirigida ao presidente do Detro/RJ e ao secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, além de todos que a eles estejam subordinados. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 50 mil.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas