MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JF determina nova eleição na OAB/GO
Advocacia

JF determina nova eleição na OAB/GO

Integrantes da Chapa não tinham os requisitos de elegibilidade.

Da Redação

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Atualizado às 15:08

O desembargador Federal Novély Vilanova da Silva Reis, do TRF da 1ª região, proferiu decisão nesta segunda-feira, 5, determinando nova eleição na OAB/GO.

O cerne do imbróglio é a inelegibilidade da chapa "OAB que Queremos", vencedora das eleições ocorridas em novembro do ano passado, por irregularidades na candidatura de alguns integrantes.

Na decisão, o desembargador destacou que "o próprio agravante admitiu" que os três candidatos da chapa (Arcênio Pires da Silveira, Marisvaldo Cortez Amado e Thales José Jayme) não preenchem os requisitos da lei 8.906/94.

"Efetivamente, nenhum dos três candidatos cumpriu o requisito legal de exercer a advocacia há mais de 05 anos, como bem decidiu a juíza de primeiro grau."

Novély considerou que, a despeito de o acórdão da consulta (49.000.2015.008819-7/CPO) ser posterior à eleição, o Regulamento Geral da OAB/1994 já previa que o período de cinco anos antecede imediatamente a data da posse, bem como o provimento 146/11 do Conselho Federal, que dispõe sobre as condições de elegibilidade.

"Não mais impressiona o argumento de que os três candidatos Arcênio Pires da Silveira, Marisvaldo Cortez Amado e Thales José Jayme da Chapa "OAB que Queremos" tenham tomado posse no Conselho Federal em 1/1/16. Acima disso, deve prevalecer a ordem jurídica cuja defesa compete à OAB nos termos da Lei 8.906/1994, art. 44."

Assim, ponderou, "para contornar essa situação", a seccional realizará uma nova eleição, conforme decidido pela juíza de 1º grau.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA