MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Direito de Família, Sucessões e Multiparentalidade são temas do encontro da AASP
Seminário

Direito de Família, Sucessões e Multiparentalidade são temas do encontro da AASP

O evento será transmitido ao vivo, via satélite, diretamente para várias cidades.

Da Redação

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Atualizado em 6 de dezembro de 2016 09:00

As recentes mudanças nas áreas do Direito de Família (separação, divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia) e de Sucessões (herança, testamento, inventários, partilha) trazidas pelo novo CPC, além da recente decisão do STF que acolheu a Multiparentalidade, serão temas de seminário que a AASP promove no próximo dia 9/12, das 13h30 às 18h, em sua sede (Rua Álvares Penteado, 151 - Centro). O evento será transmitido ao vivo, via satélite, diretamente para várias cidades.

Segundo a advogada especialista em Direito de Família e diretora cultural da AASP, Viviane Girardi, o novo CPC buscou dar maior agilidade aos processos de família, cujo objeto é sempre algo relacionado ao universo sensível das pessoas.

"O CPC propôs a necessária realização de audiências prévias de conciliação, antes de iniciado o processo litigioso propriamente dito, como uma forma de evitar aprofundar as divergências entre as partes. Outro mecanismo do NCPC é a promoção da cultura da mediação, técnica na qual as partes buscam o consenso e uma solução para o problema apresentado."

Para Girardi, os advogados da área de família devem estar atualizados sobre as modificações da legislação familiar que, atualmente, vêm ocorrendo de forma muito dinâmica, porque a família brasileira não apresenta mais um único modelo ou formato.

"Hoje temos novos sujeitos na família, com estatutos e legislações próprias, como a criança, o adolescente, o idoso, o incapaz, e o advogado tem que estar atualizado com esta nova realidade para poder advogar com qualidade e eficiência na busca de soluções para seus clientes."

13h30 - Abertura

- Viviane Girardi

13h40 - Incapacidade e o Estatuto da pessoa com deficiência.

- Heloisa Helena Gomes Barboza

14h30 - Planejamento sucessório.

- Daniele Chaves Teixeira

15h20 - A equiparação do tratamento sucessório do cônjuge e do companheiro.

- João Ricardo Brandão Aguirre

16h10 - Intervalo

16h20 - Responsabilidade civil no Direito de Família.

- Flávio Tartuce

17h10 - Multiparentalidade e a recente decisão do STF.

- Marcos Alberto Rocha Gonçalves

18h - Encerramento

_________________