MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Temer pede a Janot celeridade em investigações
Crise

Temer pede a Janot celeridade em investigações

Em carta, presidente disse que ilegítimas divulgações de supostas delações premiadas prejudicam condução de políticas públicas.

Da Redação

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Atualizado às 21:49

O presidente Michel Temer enviou uma carta ao procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pedindo celeridade na conclusão das investigações em andamento e também a finalização, "o quanto antes" das colaborações premiadas. "Com isso, a eventual responsabilidade criminal dos investigados será logo aferida".

Na carta, Temer diz que a "ilegítima divulgação de supostas colaborações premiadas" em investigações criminais do MPF, antes de serem concluídas, estariam interferindo na condução de políticas públicas pela União.

Na semana passada, Temer e da cúpula do PMDB foram citados na delação do ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Ele é um dos 77 executivos da empreiteira que assinaram acordo de delação premiada com o MPF. A informação de que Temer solicitou à Odebrecht dinheiro para campanhas eleitorais do PMDB estaria em material entregue por Melo Filho nos termos de confidencialidade, portanto, antes da assinatura do acordo.

O presidente atribui a necessidade da celeridade às investigações "a sérias crises econômica e política" que o país atravessa, destaca ações do governo para a retomada do crescimento e diz que o requerimento pela celeridade tem por objetivo ajudar o país.

Afirma ainda que o vazamento das delações gera um clima de "desconfiança, incerteza" obstruindo ações do governo. O presidente destaca que o "fracionado" e lento desenrolar dos procedimentos pré-processuais" envolvendo "múltiplos agentes políticos, funciona como elemento perturbador de uma série de áreas de interesse da União".