MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado o sorteio da obra "Da execução de alimentos e prisão do devedor"
Promoção

Resultado o sorteio da obra "Da execução de alimentos e prisão do devedor"

O autor aborda todos os meios que o credor necessita para realizar o crédito alimentar, destacando o mecanismo de ameaça de prisão.

Da Redação

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Atualizado em 16 de dezembro de 2016 09:19

A obra "Da execução de alimentos e prisão do devedor" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 9ª ed. - 254p.), de Araken de Assis, apresenta uma das partes da execução alteradas pelo novo CPC, a execução da prestação alimentícia.

O autor aborda todos os meios que o credor necessita para realizar o crédito alimentar, destacando o mecanismo de ameaça de prisão.

"As modificações legais não consistem apenas nisso. O executado livrar-se-á da prisão se pagar as prestações inadimplidas, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuar o pagamento, mas só a 'impossibilidade absoluta', reza o art. 528, parágrafo 2 do novo CPC, serve de justificativa. Aqui também há sensível endurecimento do regime, e de alcance até maior que a prisão em regime fechado. O que seja 'impossibilidade absoluta', no plano do direito material, e para os fins da execução de alimentos, dentre outros assuntos, o leitor encontrará nesta nova edição da obra". O autor.

Sobre o autor :

Araken de Assis é doutor em Direito pela PUC/SP, mestre e especialista em Direito pela PUC/RS.

___________

Ganhador:

  • Éder Leandro Aparecido Rossignolo Domingos, de Cravinhos/SP

___________

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA