MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nulo convênio entre Estado do RS e CONFAZ

Nulo convênio entre Estado do RS e CONFAZ

Da Redação

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Atualizado às 09:38

 

Nulo convênio entre Estado do RS e CONFAZ

 

Há flagrante abusividade nos termos do convênio 69/04, firmado entre o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e 25 Estados brasileiros e o DF. No âmbito do RS, foi declarada a inaplicabilidade do acordo.

 

A nulidade foi reconhecida pela 2ª Câmara Cível do TJ/RS, por unanimidade, ao confirmar sentença que julgou procedente ação anulatória de ato administrativo ajuizada pela GTECH Brasil Ltda. e declarou indevida a retenção de ICMS pela CEF.

 

O documento responsabilizou a CEF pela retenção do ICMS, de forma antecipada, sobre os serviços de comunicação efetuados pela GTECH - empresa de tecnologia da informação - referentes à captação de jogos, recebimento e pagamento de contas que utilizem o canal lotérico. Por meio do acordo, a empresa deveria adiantar o referido imposto, com aplicação de alíquota de 25%.

 

A nulidade, segundo o Juiz-Convocado ao TJ Túlio de Oliveira Martins, reside no estabelecimento de obrigações por meio de ato normativo, sem base em lei, conforme determina a Constituição Federal.

 

O julgamento ocorreu em 17/5. Participaram da sessão, votando com o relator, os Desembargadores Roque Joaquim Volkweiss e João Armando Bezerra Campos.

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...