MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Notícias de que Gilberto Gil teria criticado Sérgio Moro devem ser retiradas da internet
Imprensa e internet

Notícias de que Gilberto Gil teria criticado Sérgio Moro devem ser retiradas da internet

Artista alega que matérias difamatórias e caluniosas são baseadas em entrevista inexistente.

Da Redação

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Atualizado às 08:10

O cantor Gilberto Gil conseguiu decisão na Justiça do RJ obrigando o Facebook e o site Pensa Brasil (Rede Brasil) a removerem notícias de que o artista teria criticado a atuação do juiz Sérgio Moro.

De acordo com o cantor, as matérias jornalísticas "difamatórias/caluniosas" são lastreadas em entrevista inexistente, na qual Gil faz críticas à atuação de Moro na Lava Jato em defesa do ex-presidente Lula.

Gilberto Gil alega indevido o uso da sua imagem, que ofende sua honra.

O juiz de Direito Carlos Sergio dos Santos Saraiva, da 12ª vara Cível, concedeu a liminar pleiteada considerando que o cantor, conhecido artista, afirma categoricamente jamais ter dado a entrevista.

"O direito à informação, por outro lado, não deve ser associado ao abuso, à deturpação, informação tendenciosa, o que poderia provocar a violação da imagem e dignidade do ser humano que não emitiu determinada declaração que lhe é imputada. A informação veiculada deve ser verdadeira, ou, ao menos, verossímil, conforme os meios de sua obtenção, não podendo infligir danos graves ou adicionais às pessoas envolvidas."

Nesse sentido, crê o julgador que a liberdade de informação não deve preponderar sobre os demais direitos e garantias fundamentais, "devendo respeitar a própria dignidade humana, eis que aquela não é um direito absoluto".

"Vislumbra-se a verossimilhança da alegação, consubstanciada na veiculação não autorizada da imagem do autor na internet advinda de ilícito, conforme documentos que instruem a inicial, e o dano irreparável caracterizado pela velocidade com que tais dados circulam na rede social e mundial da internet."

E assim determinou que os réus excluam do Facebook e dos endereços eletrônicos do Pensa Brasil e Folha.Digital toda e qualquer postagem e/ou matéria associada à imagem de Gil na qual faz críticas quanto à operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro, inclusive os compartilhamentos e comentários decorrentes das postagens. Ainda, devem informar ao artista dados de um cidadão que terminou um comentário chamando Gil de "macaco filho da puta".

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...