MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF garante posse de conselheiro no Tribunal de Contas Paraibano

STF garante posse de conselheiro no Tribunal de Contas Paraibano

XX

Da Redação

terça-feira, 23 de maio de 2006

Atualizado às 07:48

 

STF garante posse de conselheiro no Tribunal de Contas Paraibano

 

A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, deferiu o pedido de Suspensão de Segurança (SS 2924) para garantir a posse de Fábio Túlio Filgueiras Nogueira no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba.

 

O pedido de suspensão de segurança foi ajuizado pelo Estado da Paraíba, Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas contra liminar deferida em mandado de segurança pelo TJ. A liminar havia sobrestado a posse do nomeado como conselheiro do TCE/PB, prevista para ocorrer no último dia 18 de maio.

 

Os requerentes fundamentaram o pedido de suspensão no artigo 4º da Lei nº 4.348/64 (clique aqui), combinado com o artigo 4º da Lei 8.437/92 (clique aqui) alegando haver grave lesão à ordem jurídica por violação ao princípio da independência dos Poderes previsto nos artigos 73, parágrafo 2º, incisos I e II e 75 da Constituição Federal. Sustentam que a decisão impugnada provocaria situação de sub-representação, pois teria o condão de reduzir para três o número de representantes indicados pela Assembléia, que já estavam em quatro.

 

Ao decidir, a ministra reconheceu a existência de lesão à ordem jurídica e que eventual ocupação de vaga existente no TCE/PB por membro cuja escolha recai, necessariamente, sobre o Chefe do Poder Executivo, provocaria a perda da proporção fixada pela Constituição Federal e pela Súmula 653 do STF, “num completo retrocesso nos esforços de transição para o atual sistema”, ressaltou.

 

Ressaltou que a ausência na Corte de Contas paraibana de representantes dos auditores e dos procuradores do Ministério Público especial “deve ser dissipada com a maior brevidade possível, mas sem desmantelar a predominância do Legislativo também exigida pelo novo ordenamento constitucional e já alcançada pelo Órgão em questão”.

 

Por fim, disse que no processo ora em exame, com a vacância das três vagas ocupadas pelos atuais conselheiros escolhidos pelo Governador da Paraíba, seja no antigo regime, seja no atual, será impositiva a indicação prioritária e sucessiva, pelo Chefe do Executivo Estadual, de nomes pertencentes aos quadros dos auditores e dos membros do Ministério Público junto ao TCE/PB, para só depois apontar um conselheiro de sua livre escolha. Ellen Gracie observou que esta ordem originária de indicação para as vagas a serem providas pelo Chefe do Poder Executivo foi definida no julgamento da ADI 2596.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA