MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CPI do tráfico de armas pede criação de Justiça especializada em crime organizado

CPI do tráfico de armas pede criação de Justiça especializada em crime organizado

x

Da Redação

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Atualizado às 08:41

 

CPI do tráfico de armas pede criação de Justiça especializada em crime organizado

 

A viabilidade de criação de Justiça especializada em crime organizado foi discutida em audiência concedida pela presidente do STF e do CNJ, ministra Ellen Gracie, aos deputados Moroni Torgan e Raul Jungmann, integrantes da CPI do Tráfico de Armas. A reunião ocorreu no início da tarde de ontem.

 

Raul Jungmann defendeu que sejam criadas varas que se dediquem exclusivamente ao crime organizado, "que tem crescido e se articulado", a exemplo do PCC e do Comando Vermelho, e explicou que essa especialização já existe em outros países. "O exemplo vem da Itália, quando teve de enfrentar efetivamente a máfia", disse.

 

 "Se você trabalha com o crime organizado da mesma forma que com os crimes comuns, você não tem chance de sucesso", argumentou, lembrando que esse tipo de crime é abrangente, complexo e dispõe de grande volume de recursos. Já o presidente da CPI, Morani Torgan, enfatizou a necessidade de união entre os três Poderes no combate ao crime organizado. "Não podemos enfrentá-lo com as instituições agindo separadamente", afirmou. Torgan elogiou a criação, pelo CNJ, do banco de dados sobre a população carcerária do Brasil.

 

A ministra Ellen Gracie lembrou que a Justiça Federal já tem, nas capitais, varas especializadas no combate à lavagem de dinheiro, que podem ser usadas como modelo.  A discussão sobre o assunto continuará na próxima terça-feira (30), quando integrantes da CPI conversarão com membros do CNJ, e na próxima quinta-feira (1º), ao final da reunião entre o CNJ e o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça, que será realizada TJ/DF.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...