MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB do Pará deve desocupar espaço destinado a advogados no fórum de Belém
Lounge da cidadania

OAB do Pará deve desocupar espaço destinado a advogados no fórum de Belém

Abertura do "Lounge da Cidadania" foi tratada apenas por acordo verbal.

Da Redação

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Atualizado às 08:47

O presidente do TJ/PA, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, determinou que a OAB/PA desocupe o "Lounge da Cidadania", espaço destinado a advogados localizado no Fórum Cível de Belém. A seccional tem 15 dias, contados a partir desta quinta-feira, 26, para deixar retirar todos os pertences e benfeitorias realizadas, sem comprometer o espaço físico em seu aspecto original.

Em sindicância, apurou-se que não houve assinatura de termo de cooperação entre a administração anterior do Tribunal e a seccional, apenas acordo verbal.

Na decisão, o magistrado ressaltou que para a utilização de bem público por particular é necessário instrumento escrito, onde se estabeleça a autorização de uso, as obrigações das partes, a forma que ocorrerá a sua fiscalização, e as demais disposições características deste tipo de ato administrativo. No caso, segundo o desembargador, não foi possível identificar esses termos.

"A autorização de uso de espaço físico do TJPA à OAB/PA é completamente desprovida de qualquer instrumento formal - uma vez que os depoimentos e as provas dos autos nos remetem a conclusão de que tal autorização foi realizada de forma verbal pela Presidência do TJPA -, sendo tal fato corroborado tanto pelos servidores que obtiveram sua conduta funcional analisada por ocasião desta sindicância, como também pela informação prestada pelo atual Presidente da OAB/PA, Sr. Alberto Antonio Campos."

Além disso, o magistrado lembrou que o TJ já havia dado cumprimento ao dever imposto pelo estatuto da advocacia (§ 4º, XXI, do art. 7º), antes da criação do Lounge da Cidadania. "Consoante as informações da Secretaria de Engenharia e Arquitetura deste E. Tribunal, podemos inferir que a OAB/PA já utilizava uma área do Fórum Cível da Capital correspondente a 48,25m², não sendo outra também a conclusão da Secretaria de Controle Interno."

"O ajuste verbal, no qual este TJPA permitiu a utilização de parte de espaço físico do Fórum Cível de Belém pela OAB/PA, se trata, inevitavelmente, de ato nulo, ante a inobservância dos requisitos legais, principiológicos, doutrinários e jurisprudenciais, não havendo, pois, a possibilidade de sua convalidação."

  • Processo: 201500100005

Veja a decisão.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...