MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto que proíbe bloqueio de verbas de segurança pública tem parecer favorável da CCJ

Projeto que proíbe bloqueio de verbas de segurança pública tem parecer favorável da CCJ

x

Da Redação

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Atualizado às 08:13

 

Parecer favorável

 

Projeto que proíbe bloqueio de verbas de segurança pública tem parecer favorável da CCJ do Senado

 

A CCJ do Senado deu ontem parecer favorável ao projeto de autoria do senador Alvaro Dias que proíbe o contingenciamento de verbas orçamentárias referentes a programas de segurança pública (PLS 134/06 - clique aqui). O bloqueio dos recursos dependerá de aprovação do Congresso Nacional, conforme emenda apresentada pelo senador Jefferson Peres.

 

Outra emenda apresentada estabelece que a falta de aplicação dos recursos de segurança pública repassados pela União implicará crime de responsabilidade por parte dos ministros da Fazenda e da Justiça e dos governadores estaduais, de acordo com emenda apresentada pelo senador Romero Jucá. O projeto, que é parte de um pacote de medidas emergenciais destinadas ao combate à criminalidade no país, ainda será examinado pelo Plenário.

 

A comissão também aprovou parecer favorável ao projeto de lei que delega poderes aos ministros do Turismo, da Justiça e de Relações Exteriores para isentarem, por meio de portaria conjunta, a exigência de visto de entrada de turistas quando o interesse nacional o recomendar (PLS 151/05 - clique aqui). Em relação aos sistemas de inspeção, a proposição determina que os estrangeiros que vierem a ingressar no país receberão o mesmo tratamento dispensado em seus países aos cidadãos brasileiros, como a abertura de bagagens para exame, passagem por detector de metais ou revistas, com retirada de sapatos e peças de roupas. De autoria do senador Paulo Octávio, a proposição receberá decisão terminativa pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

 

O projeto teve como relator o presidente da CCJ, senador Antonio Carlos Magalhães. Segundo ele, a proposição servirá para combater as constantes humilhações impostas aos brasileiros em visita aos Estados Unidos.

 

"As humilhações não são pequenas. Inclusive a senadora Patrícia Saboya ficou detida por mais de três horas, mesmo portando passaporte diplomático emitido pelo Senado" disse Antonio Carlos Magalhães, ao lembrar recente viagem feita pela parlamentar àquele país.

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...