MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialista alerta para os cuidados ao adquirir pacotes de viagens
Férias

Especialista alerta para os cuidados ao adquirir pacotes de viagens

Da Redação

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Atualizado às 08:49

A advogada Luciana Cruz, do escritório Vieira, Cruz Advogados, alerta para os cuidados ao adquirir pacotes de viagens. Em entrevista ao jornal O Globo, ela explica as principais precauções que todo viajante deve tomar.

Comodidade e conforto

Pacotes de viagem são associados à comodidade e conforto, pois incluem diversos serviços num mesmo valor, como passagem aérea, translado e passeios, economizando e otimizando o tempo do viajante. A advogada Luciana Cruz, do escritório Vieira, Cruz Advogados, alerta que os cuidados ao se adquirir o serviço começam antes mesmo de contatar a empresa.

Pesquise a empresa

Luciana Cruz diz que, antes de adquirir um pacote de viagens, o consumidor deve fazer uma pesquisa junto à Embratur para conferir se a agência de turismo contratada está cadastrada. Pesquisar sobre a companhia na internet e em sites especializados em direito do consumidor (como o Procon, por exemplo) também são passos relevantes.

Programação prometida

A programação que for prometida pelo pacote deve ser impressa antes mesmo da contratação para que não haja surpresas pós-assinatura. Todos os valores e vantagens que o pacote oferece também devem constar no contrato. "Também de grande importância guardar comprovantes de pagamentos e transferências", alerta a advogada.

Confirmação da reserva

Ao comprar um pacote pela internet, a confirmação da reserva deve ser enviada por e-mail, bem como todos os detalhes dos serviços oferecidos. Os dias em que não são possíveis realizar a reserva devem ser informados antes da concretização da compra.

Dados sobre o hotel

As informações do hotel contidas no pacote e/ou contrato devem ser cruzadas com os dados do próprio estabelecimento. "Dessa forma, o cliente não terá surpresas desagradáveis acerca das instalações e recomendações de antigos clientes", aponta Luciana.

Comprovantes das reservas

Após a aquisição do pacote, exija os comprovantes de reserva junto a hotéis e empresas aéreas. Muitas vezes, nas compras antecipadas, o agente de viagens deixa de realizar a reserva imediata, aguardando uma flutuação de preços para baixo. Entretanto, uma disparada do câmbio, por exemplo, podem fazer com que essas empresas não honrem a compra.

Valores

Todos os valores devem ser descritos claramente, com cada um dos serviços inclusos, bem como categoria de passagem, tipo de acomodação e as despesas extras que não são incluídas no pacote. O cuidado vale para os preços de passagens aéreas e é necessário se informar sobre os preços com os agentes de viagens, pois algumas vezes os valores das tarifas

Problemas na reserva

Se houver qualquer problema na reserva, como a falta de lugares disponíveis em hotéis, por exemplo, o estabelecimento deve oferecer uma opção, ainda que em classe superior, pelo mesmo preço. Jamais se pode oferecer menos do que o contratado.

Sites de compras coletivas

Pacotes oferecidos por site de compras coletivas são cada vez mais comuns. E sobre esses, os cuidados a serem tomados são quanto aos dias permitidos para reservas e se há quantidade mínima de compradores. Além disso, também é recomendado confirmar diretamente com o estabelecimento de hospedagem se há disponibilidade para o dia desejado, diz a advogada.

________________