MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mero sobrestamento do recurso de revista não suspende automaticamente a execução
TST

Mero sobrestamento do recurso de revista não suspende automaticamente a execução

Decisão do Órgão Especial é de que há necessidade de ação cautelar específica para que se consiga a suspensão.

Da Redação

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Atualizado às 14:14

Em julgamento na tarde desta segunda-feira, 6, o TST fixou a tese de que o mero sobrestamento do recurso de revista não suspende automaticamente a execução, sendo necessária a ação cautelar específica para que se consiga a suspensão.

O Órgão especial assentou o entendimento ao julgar agravo contra liminar que imprimiu efeito suspensivo a recurso extraordinário da Caixa. Em ACP, o MPT/PE conseguiu que a empresa se abstivesse de terceirizar serviços de engenharia, arquitetura e agronomia; a decisão da 10ª vara do Trabalho de Recife foi confirmada pelo TRT e pelo TST.

O relator, ministro Ives Gandra, negou provimento ao agravo, no que foi acompanhado pelos ministros Maria Cristina Peduzzi, Renato de Lacerda Paiva, Emmanoel e Carlos Scheuermann.

Em voto-vista apresentado nesta segunda-feira, 6, na sessão do Órgão, o ministro João Oreste Dalazen acompanhou o relator, destacando que em princípio o RE não é dotado de efeito suspensivo. Porém, no caso, a matéria - os efeitos da terceirização para execução de atividades inseridas nos objetivos finais dos tomadores - é tema com repercussão no STF.

"O mero reconhecimento da repercussão geral não implica automático sobrestamento. Mas o STF, ao afetar o tema à sistemática da repercussão geral, obviamente admite a relevância da questão jurídica, o que denota a plausibilidade da tese e recomenda que de cautela e prudência empreste-se efeito suspensivo ao RE."

De acordo com Dalazen, caso não se conceda o efeito suspensivo, eventual provimento ao RE interposto pela Caixa pode causar também dano irreparável por privá-la de contar com serviço privado.

"A empresa pode sofrer prejuízo de difícil reparação se emprestar eficácia imediata à decisão que acolheu o pedido de abstenção dessa contratação. Parece mais prudente ceder efeito suspensivo."

  • Processo relacionado: 30109-74/2014

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA