MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Quando União sucede empresa privada, execuções pendentes não devem seguir regime de precatório
STF

Quando União sucede empresa privada, execuções pendentes não devem seguir regime de precatório

Plenário do STF decidiu que a penhora de bens de sociedades mistas antes da sucessão pela União é constitucional.

Da Redação

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Atualizado às 16:53

"É válida a penhora de bens de pessoa jurídica de direito privado realizada anteriormente à sucessão desta pela União, não devendo a execução prosseguir mediante precatório."

Esta foi a tese fixada pelo plenário do STF nesta quinta-feira, 9, em julgamento de RE, com repercussão geral, que discutiu se é constitucional a penhora de bens da Rede Ferroviária S.A., realizada anteriormente à sucessão pela União; e se quando a União sucede empresa privada, as execuções pendentes devem seguir o sistema disposto no art. 100 da CF/88.

A União sustenta, no caso, que, diante da sucessão ocorrida, a penhora efetivada recairia sobre bens públicos, que a execução deveria ser processada de acordo com o disposto nos artigos 730 e 731 do CPC/73; e que o pagamento do débito deveria obedecer ao procedimento previsto no artigo 100, caput e parágrafo 1°, da CF. A parte recorrida alega que, quando efetuadas as penhoras de crédito da RFFSA, a empresa era pessoa jurídica de direito privado, passível seu patrimônio de penhora judicial.

Relator da matéria, o ministro Gilmar Mendes pontuou que se à época em que foi realizada a penhora a RFFSA não tinha sido sucedida pela União, é inadmissível a alegação de afronta ao artigo 100 da CF. "Admitir a pretensão da União, no sentido de submeter o crédito dos exequentes à ordem cronológica de apresentação dos precatório, tornaria ainda mais penosa a espera dos ex-trabalhadores em ver realizados seus direitos já reconhecidos e amparados pela coisa julgada."

Segundo ele, a mudança no curso do processo executivo, tal como posta nos autos, representaria uma forma de retirar dos credores a garantia dos seus créditos, já aperfeiçoados e consolidados na forma do regime anterior. O ministro negou provimento ao recurso e foi acompanhado de forma unânime pelo plenário.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas