MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Decisão que aplicou distribuição dinâmica do ônus da prova sem oitiva da parte ré viola contraditório
Nulidade

Decisão que aplicou distribuição dinâmica do ônus da prova sem oitiva da parte ré viola contraditório

O TJ/MG anulou a referida decisão.

Da Redação

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Atualizado em 17 de fevereiro de 2017 16:04

A 18ª câmara Cível do TJ/MG acolheu preliminar de nulidade de decisão que aplicou a distribuição dinâmica do ônus da prova (art. 373, §1°, do CPC) e atribuiu à ré a responsabilidade de produzir a prova pericial requerida pela autora, sem que a parte ré tivesse a oportunidade de ser ouvida sobre tal questão.

Para o colegiado, tal decisão violou o disposto nos artigos 9° e 10 do CPC, razão pela qual deve ser declarada a sua nulidade, "sob pena de ofensa ao princípio do contraditório e à garantia de não surpresa".

O relator do caso, desembargador João Cancio, ponderou que o CPC/15, com o intuito de garantir o contraditório e evitar a "decisão surpresa", estimula a efetiva participação das partes em todos os atos processuais, para que assim possam contribuir para a formação do convencimento do Juiz e influenciar as suas decisões.

"Nesse sentido, o novo diploma legal estabelece, nos artigos 9° e 10, que 'não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida' e que 'o juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício'."

O advogado Luís Gustavo Reis Mundim, sócio do escritório Reis Mundim Sociedade de Advogados, atuou na causa.

______________