MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Cláusula de vencimento antecipado é válida em recuperação judicial
Contrato

TJ/SP: Cláusula de vencimento antecipado é válida em recuperação judicial

Decisão é da 2ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP.

Da Redação

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Atualizado às 16:30

É válida cláusula em contrato bancário que prevê o vencimento antecipado da dívida em recuperação judicial. Assim entendeu a 2ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP ao dar provimento a recurso do Citibank em litígio envolvendo a recuperação judicial requerida por uma rede de brinquedos, e que atinge outras instituições financeiras como Santander e Itaú.

O agravo foi interposto pelo Citibank contra decisão proferida pelo juízo da 2ª vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca de São Paulo/SP, que decretou, de ofício, a nulidade da cláusula que prevê o vencimento antecipado da dívida em caso de distribuição de pedido de recuperação judicial, suspendendo imediatamente seus efeitos.

O relator, desembargador Caio Marcelo Mendes de Oliveira, já havia concedido liminar a favor do banco para suspender a decisão, considerando “possibilidade de grave dano".

No mérito, o magistrado apontou que o pronunciamento do juízo de 1º grau é contrário aos termos da súmula 381, editada STJ, a qual estabelece que, “nos contratos bancários, é vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas”. Além disso, fulminou a fundamentação da decisão recorrida.

"Deve ser observado que em relação aos contratos e às obrigações submetidas ao pedido de recuperação judicial, a medida que determinou a suspensão dos efeitos de cláusula de vencimento antecipado prevista em contrato celebrado entre as partes é inócua, uma vez que todos os créditos das recuperandas – ainda que não vencidos ao tempo do pedido de recuperação judicial – estarão sujeitos ao processo e ao plano de recuperação; Já em relação aos créditos não sujeitos à recuperação judicial, tem-se que o juízo que preside a recuperação judicial não tem competência para deliberar sobre créditos não submetidos à recuperação."

O advogado Felipe Enes Duarte, do escritório CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados, patrocinou a causa em defesa da instituição bancária.

Histórico

Em março de 2016, o juízo da 2ª vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP determinou que tais cláusulas, firmadas com diferentes bancos, fossem suspensas, destacando que a apreciação de ofício da suspensão, no caso, não implica decisão extra petita.

Na decisão, o juiz Marcelo Barbosa Sacramone afirmou que o art. 333 do CC/02 determina que "ao credor assistirá o direito de cobrar a dívida antes de vencido o prazo estipulado no contrato" nas hipóteses de falência ou de concurso de credores. "Não houve qualquer determinação nesse sentido para o caso de recuperação judicial."

Além das hipóteses legais, segundo o julgador, seria possível, por falta de proibição em lei, a estipulação contratual pelas partes do vencimento antecipado. Diante do princípio da preservação da empresa, entretanto, o julgador destacou que a autonomia das partes de se regularem "é restrita por ocasião da recuperação judicial" – resultado da interpretação analógica do art. 117 da lei 11.101/05.

Em abril do mesmo ano, ao considerar "possibilidade de grave dano", o desembargador Caio Marcelo Mendes de Oliveira, do TJ/SP, concedeu liminar para "suspender a decisão agravada apenas no que respeita à suspensão da cláusula de vencimento antecipado".

- Confira a decisão em 1º grau.

- Veja o acórdão.

______________________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA