MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Confira as principais notícias da semana no informativo da OAB/PR

Confira as principais notícias da semana no informativo da OAB/PR

Da Redação

terça-feira, 30 de maio de 2006

Atualizado às 08:04

OAB/PR

Confira as principais notícias da semana no informativo da OAB/PR

LONDRINA

Advogados criticam o nepotismo e a corrupção

A abertura do I Encontro Estadual de Advogados Iniciantes do Paraná e II Encontro de Jovens Advogados de Londrina, na noite da última quinta-feira (25), se transformou numa espécie de ato político a favor da democracia e contra a corrupção. O nepotismo e a absolvição de parlamentares denunciados por envolvimento com o mensalão foram criticados pela maioria dos palestrantes da noite, ouvidos por advogados que lotaram o auditório do Crystal Palace Hotel em Londrina. As palestras de abertura do encontro foram apresentadas pelo deputado federal Osmar Serraglio e o pelo professor René Ariel Dotti. A solenidade também contou com a presença do presidente nacional da OAB, Roberto Busato, do presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, e do presidente da OAB Londrina, José Carlos da Rocha.

PROJETO

OAB/PR pede inclusão de advogados em pacote de reajustes

A OAB/PR encaminhou ao presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, e aos líderes da Assembléia Legislativa um ofício pedindo que os advogados do Poder Executivo sejam beneficiados pelo projeto de reajuste que contempla procuradores de estado e delegados de Polícia. A mensagem que propõe a correção dos salários foi encaminhada à Assembléia Legislativa pelo governador Roberto Requião. O projeto prevê um reajuste linear de 46% no vencimento base dos procuradores e dos delegados, mas não beneficia a carreira especial de advogados do governo.

PALESTRAS

Vice-presidente da OAB/PR ministra palestras no interior do estado

O vice-presidente da OAB/PR, Dirceu Galdino Cardin, estará ministrando nesta semana palestras em Campo Mourão, Ponta Grossa e Jacarezinho. A palestra de Campo Mourão será quarta-feira, dia 31 de maio, às 19h30, na sede da subseção da OAB (R. Rocha Pombo, 1184) e terá como tema: "A Emenda Constitucional 45 e a Prescrição". "Honorários Advocatícios" é o tema da palestra que será proferida na sede da OAB em Ponta Grossa (R. Leopoldo Guimarães da Cunha, 510), no dia 2 de junho, sexta-feira, às 8h30. No mesmo dia, às 19h30, em Jacarezinho, no auditório da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (Avenida Manoel Ribas, 711), Dirceu Galdino falará sobre "Análise da Política Tributária e a Ética no Sistema Tributário Nacional" e "Secretaria da Solidariedade - Conselho da Cidadania". Mais informações pelos telefones: (44) 3525-6061 em Campo Mourão, (42) 3028-2313 em Ponta Grossa e (43) 3525-1987 em Jacarezinho.

PROCESSO CIVIL

ESA promove palestra em Maringá sobre Código de Processo Civil

A Escola Superior de Advocacia da OAB/PR (ESA) promove no dia 1º de junho, das 19h30 às 22h, no Teatro Marista, em Maringá, uma palestra sobre o tema: "Questões sobre as recentes reformas no Código de Processo Civil". Os palestrantes serão os professores Manoel Caetano Ferreira Filho e José Miguel Medina Garcia. A entrada é franca e serão emitidos certificados. Informações e inscrições pelo telefone (44) 3031-4644.

INFÂNCIA

TJ promete criar vara especializada em crimes contra crianças e adolescentes


O presidente do TJ/PR, Tadeu Marino Loyola Costa, prometeu acolher a proposta da OAB/PR e criar uma vara especializada em crimes contra crianças e adolescentes. A proposta de criação da vara especial foi apresentada pelo presidente da Seccional, Manoel Antonio de Oliveira Franco, no dia 18 de maio, ocasião em que apresentou também o resultado de uma pesquisa de diagnóstico dos crimes praticados contra crianças e adolescentes. A pesquisa foi realizada pela Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/PR em parceria com a Universidade Católica do Paraná.

DIREITO COMPARADO

IAP realiza painel sobre arbitragem e Direito Comparado


O Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) realiza no dia 6 de junho um painel com o tema: "Os efeitos de uma declaração de inconstitucionalidade no Direito Comparado - A presença do advogado nas arbitragens administradas pela American Arbitration Association". O evento será no auditório do IAP (Rua Candido Lopes, nº 128 - 10º andar) e terá início às 19h.

CASA DO ADVOGADO

Advogados têm acesso a serviços em unidade da OAB


Além da livraria transferida do Centro de Curitiba, a Casa do Advogado - Unidade Centro Cívico oferece diversos serviços para os inscritos na OAB/PR. Localizado na Avenida Cândido de Abreu, 305, quase em frente ao Fórum Cível, o espaço também coloca à disposição dos advogados computadores com acesso à internet, serviços de fax, xerox e de protocolo da OAB/PR.

NOVOS ADVOGADOS

Compromissos coletivos de novos advogados em Maringá, Londrina e Curitiba


Mais de 100 novos advogados prestaram compromisso na última quinta-feira (25), em solenidades realizadas em Maringá e Londrina. Em Curitiba, o compromisso coletivo reunirá aproximadamente 130 profissionais e será realizado no dia 31 de maio, às 16h, no Teatro Sesc da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 969).

CURSOS

OAB PROMOVE:

Escola Superior de Advocacia - Campo Mourão
31 de maio de 2006
Superior de Advocacia - Maringá - Teatro Marista de Maringá

1 de junho de 2006

Escola Superior de Advocacia - Ponta Grossa
2 de junho de 2006
Auditório da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro - Profº Eduardo Lisboa
Avenida Manoel Ribas, 711.
2 de junho de 2006

OAB/PR RECOMENDA:
Curso
Local
Data
Curitiba-PR
4, 5 e 6 de junho de 2006




CESUMAR
- Av. Guedner, nº 1.610 - Maringá - PR


DIA 25 DE MARÇO DE 2006
MARINGÁ

DIA 5 DEAGOSTO DE 2006
Abertura em LONDRINA

_______________