MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ainda sem acordo o Congresso vota hoje as mudanças no orçamento

Ainda sem acordo o Congresso vota hoje as mudanças no orçamento

X

Da Redação

terça-feira, 30 de maio de 2006

Atualizado às 08:13


Votação orçamentária

 

Ainda sem acordo o  Congresso vota hoje as mudanças no orçamento

 

Ainda não há acordo entre bancadas de deputados e senadores e os seus líderes sobre a votação do projeto de resolução (PLN 02/05 - clique aqui) do Congresso, que faz mudanças no rito de votação do orçamento da União. Foi cancelada a reunião de líderes partidários para tratar do assunto, marcada para hoje de manhã, segundo o deputado Ricardo Barros, autor do projeto de resolução e participante ativo das negociações.

 

De qualquer forma, está mantida a reunião do Congresso convocada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, para votar o projeto, hoje a partir das 19h. Na última terça (23/5), o projeto esteve na pauta do Congresso, mas a apresentação de emendas de última hora acabou adiando a votação por uma semana.

 

Segundo o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra, há resistência entre os deputados sobre alguns pontos do projeto, entre eles a redução à metade do número de parlamentares da Comissão Mista de Orçamento - de 84 para 40. Também não foi bem recebida pelas bancadas a exigência de rodízio anual nos integrantes da comissão.

 

A Resolução 02/05 do Congresso entrou em debate depois da "Operação Sanguessuga" da Polícia Federal, que levou à prisão mais de 40 pessoas envolvidas em irregularidades no uso de verbas do orçamento federal para compra de ambulâncias pelos municípios. Durante uma semana, um grupo de deputados e senadores discutiu o projeto, apresentando aos líderes partidários sugestões de mudanças. A princípio, os líderes concordaram com as propostas, mas elas não foram bem recebidas pelas bancadas de deputados.

 

No geral, o projeto torna a apresentação de emendas e a discussão do orçamento mais transparente. São proibidas emendas com redação genérica, o que poderia propiciar irregularidades, ao mesmo tempo em que impõe um rodízio parlamentar na Comissão de Orçamento. Também passa a exigir que as emendas de bancada beneficiem projetos de infra-estrutura estadual ou regional. Já as entidades indicadas pelas emendas parlamentares para receber verbas do orçamento têm de ser totalmente identificadas, com nomes de diretores, sócios e endereços.

__________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...