MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresa deve pagar direitos de empregada demitida por justa causa

Empresa deve pagar direitos de empregada demitida por justa causa

Da Redação

quarta-feira, 31 de maio de 2006

Atualizado às 09:26


Indenização


Empresa deve pagar direitos de empregada demitida por justa causa


A Primeira Turma do TST manteve a decisão do TRT/SP da 2a Região que condenou a empresa Shell Brasil S.A a pagar todas as verbas rescisórias de sua ex-empregada, demitida por justa causa, acusada de furto e desvio de material. O direito ao recebimento das verbas rescisórias foi assegurado porque a acusação não foi comprovada. A relatora do recurso foi a juíza convocada Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.


A empregada ingressou na empresa em 1979, onde permaneceu até 1995, quando foi demitida por justa causa. A empresa alegou na rescisão que a empregada teria autorizado pagamentos de compras não realizadas, comprando sempre do mesmo fornecedor, com aprovação de pagamento sem conferir os valores e com diversidade de preços, apesar de se tratar dos mesmos produtos.


A empregada, por sua vez, registrou queixa na delegacia de polícia dizendo que, ao retornar de férias foi impedida de entrar no trabalho e de pegar pertences pessoais, sendo mantida em um sala onde teria sido submetida a maus tratos e a longos interrogatórios. Além disso, disse ter sido ofendida e subjugada num "clima de tortura psicológica" por mais de quatro horas, sendo chamada de "ladra" por funcionários da empresa.


Ao analisar as provas levadas aos autos, o tribunal paulista concluiu que não ficou comprovada a autoria dos fatos criminosos imputados à trabalhadora. O TRT/SP determinou então que a rescisão por justa causa fosse revertida em rescisão sem justa causa, com o pagamento devido das verbas rescisórias.


O acórdão do TRT/SP esclareceu que "o ato de improbidade, particularmente quando envolve a prática de ato criminoso, deve ser comprovado de maneira extreme de dúvidas". No caso, o julgamento levou em conta, também, o fato de a empregada ter trabalhado na empresa por 16 anos consecutivos sem que nada houvesse de desabonador em sua ficha funcional.


A empresa recorreu ao TST alegando, entre outros motivos, cerceamento de defesa ante o indeferimento de prova pericial para constatação de irregularidade nas compras feitas pela empregada. De acordo com a juíza relatora, não foi ferido o direito ao contraditório e à ampla defesa "tendo em vista que as testemunhas ouvidas em juízo foram suficientes para o convencimento do julgador, que considerou dispensável a prova pericial".

___________