MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes: "Chegamos a um modelo parlamentar de governo para fins de corrupção"
Lava Jato

Gilmar Mendes: "Chegamos a um modelo parlamentar de governo para fins de corrupção"

Declaração do ministro foi durante julgamento da Lava Jato.

Da Redação

terça-feira, 14 de março de 2017

Atualizado às 18:07

"Não sabemos mais, sequer, que regime se instalou no Brasil. Essa mistura de papéis, aparentemente chegamos a um modelo parlamentar de governo para fins de corrupção."

A declaração do ministro Gilmar Mendes foi proferida na tarde desta terça-feira, 14, ao receber denúncia da Lava Jato contra o deputado Vander Loubet.

Não é a primeira vez que o ministro faz declarações do tipo ao julgar casos da Lava Jato; ao contrário, tem sido prática comum o presidente do colegiado tecer comentários desse viés ao falar do assombro em relação ao nível de corrupção desvendado no esquema.

"A nossa responsabilidade também aumenta ainda mais, porque diante do assombro público, da espetacularização do caso, não podemos fugir aos ditamos da legalidade. (...) O Tribunal tem que, claro, dar atenção à gravidade do fato."

Segundo o ministro, não se sabe que capitalismo "inventamos, se de Estado, de partido". Essa afirmação, por sinal, não é nova, e já havia sido feita em junho do ano passado, quando o ministro votou pelo recebimento da denúncia contra o deputado Nelson Meurer por envolvimento na Lava Jato.

Na tarde desta terça-feira, o ministro ponderou por fim: "É claro que nessa embolada não podemos decidir segundo o clamor das ruas, até porque isso é antinomia ao Estado de Direito."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas