MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresa deve pagar danos morais por restringir uso de cartão alimentação
Justiça do Trabalho

Empresa deve pagar danos morais por restringir uso de cartão alimentação

Fato, de acordo com decisão, constrange trabalhador.

Da Redação

quinta-feira, 16 de março de 2017

Atualizado às 12:57

O juiz do Trabalho Paulo Henrique Tavares da Silva, da 5ª vara de João Pessoa/PB, condenou a Contax, e solidariamente o Santander e a Telefônica, ao pagamento de R$ 3 mil de danos morais por controlar idas ao banheiro de funcionário e restringir a utilização por cerca de três meses o uso do cartão alimentação.

De acordo com a decisão, os depoimentos colhidos em outros processos e juntados aos autos indiciam que a empregadora, ao menos, induzia os empregados a somente irem ao banheiro durante as pausas regulamentares. "Em tais hipóteses, o TST vem entendendo que há afetação moral."

Além disso, segundo o magistrado, apesar do reclamante ter sido contratado em janeiro de 2015, o espelho de uso do cartão alimentação evidencia uso externo somente a partir de abril daquele ano, o que "dá credibilidade ao dito na exordial acerca da restrição à utilização por cerca de três meses, fato que constrange o trabalhador também".

"Arbitro, assim, a reparação moral integral pelos fatos descritos e aceitos como constrangedores, o importe de R$ 3.000,00 (três mil reais), aplicando-se aqui o disposto na Sum. 439 do TST."

Os advogados Rafael Pontes Vital e Gabriel Pontes Vital representam o reclamante no caso.

  • Processo: 0001017-15.2016.5.13.0005

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas