MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Abono de permanência não depende de tempo mínimo no cargo em que magistrado aposentará
Abono de permanência

Abono de permanência não depende de tempo mínimo no cargo em que magistrado aposentará

Decisão é da 1ª turma do STF ao afastar ato do TCU negando o abono.

Da Redação

quarta-feira, 29 de março de 2017

Atualizado às 08:09

A 1ª turma do STF afastou entendimento do TCU que condicionava o pagamento do abono de permanência a magistrados ao requisito do tempo mínimo de cinco anos no cargo em que se dará a aposentadoria. A decisão do colegiado foi tomada nesta nesta terça-feira, 28, e confirma liminares concedidas anteriormente pelo relator, ministro Marco Aurélio.

O abono de permanência foi instituído pela EC 41/03 e é pago ao servidor que, tendo preenchido as condições para se aposentar, voluntariamente decide permanecer em atividade. Por isso, o abono equivale ao valor da contribuição previdenciária descontada da remuneração do servidor público efetivo, para compensar o não exercício do direito à aposentadoria.

Do TRT da 4ª região ao TST

Em março de 2015, liminar concedida no MS 33.424 pelo ministro Marco Aurélio suspendeu, em relação a uma ministra do TST, os efeitos de ato do TCU contrário ao pagamento da parcela.

Na ação, a ministra Maria Helena Mallmann informou que exerceu o cargo de juíza do TRT da 4ª região até dezembro de 2014, quando tomou posse no TST, e recebia, naquele órgão, o valor de 11% relativo ao abono de permanência. O TST, com base no acórdão do TCU, não incluiu a parcela em sua folha de pagamento.

A magistrada sustentava que deveria continuar a receber a verba, uma vez que ainda ocupa cargo público em órgão do Judiciário, e argumentava que o entendimento do TCU resulta de interpretação equivocada da expressão "cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria" (inciso III, parágrafo 1º, artigo 40, da CF), pois "deve-se emprestar à expressão abordagem que considere a estrutura o Poder Judiciário como um todo".

Por fim, defendeu, ainda, a irredutibilidade da remuneração do magistrado que venha a evoluir na estrutura do Judiciário.

Ao julgar o mérito, os ministros acompanharam o voto do ministro Marco Aurélio. Para ele, o TCU aplicou ao parágrafo 19, do art. 40, da CF, uma interpretação restritiva. "Confundindo-se o direito à aposentadoria no novo cargo com o direito ao abono".

Conforme o relator, ainda que a impetrante viesse a se desligar do cargo de ministra do TST, ela teria direito à aposentadoria como juíza do TRT da 4ª região.

Anamatra

Também em 2015, o ministro Marco Aurélio deferiu liminar no MS 33.456, impetrado pela Anamatra, e suspendeu, para os associados da entidade, os efeitos de acórdão do TCU que determinou aos tribunais Federais a observância do tempo mínimo de cinco anos no cargo para a concessão do abono de permanência.

Os efeitos da liminar foram posteriormente estendidos aos magistrados representados pela Ajufe e pela AMB.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas