MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dados registrados no LinkedIn servem como prova para demonstrar local de trabalho
Rede social

Dados registrados no LinkedIn servem como prova para demonstrar local de trabalho

TRT da 9ª região reconheceu incompetência do tribunal paranaense por divergência de local.

Da Redação

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Atualizado às 08:51

Após considerar as informações divulgadas por uma trabalhadora em sua rede social profissional LinkedIn, a 1ª turma do TRT da 9ª região negou provimento a recurso e manteve sentença que reconheceu incompetência do tribunal paranaense em razão do local de trabalho, porque a mulher trabalhou, na verdade, em Marília/SP.

Ao ser contratada por uma empresa do ramo de bebidas, a autora da ação afirmou que prestou seus serviços nas cidades de Maringá/PR, e posteriormente Marília/SP. Após comunicar sua demissão na cidade de Marília, ajuizou ação na JT de Curitiba, local em que atualmente reside e desenvolve atividades profissionais. A empresa, por sua vez, requereu a incompetência do juízo de Curitiba.

Em 1ª instância, o juízo acatou os argumentos da defesa e concluiu que o processo deveria ser julgado em Marília, para onde a remessa dos autos foi determinada. Insatisfeita, a autora apelou alegando ter iniciado e finalizado o período de trabalho em Curitiba, sendo, portanto, plausível o julgamento na JT daquela cidade.

A empresa, por sua vez, argumentou que a reclamante não trabalhou em Curitiba, apenas participou de processo seletivo na capital paranaense. Para comprovar a informação, recorreu às informações constantes no LinkedIn da reclamante. Por meio da rede social profissional da própria autora, a empresa demonstrou que o trabalho foi realizado somente em Maringá e Marília, não havendo motivos para que a ação se desenrolasse em Curitiba.

Ao considerar os dados da rede social, o relator, juiz convocado Carlos Henrique de Oliveira Mendonça, manteve sentença e indeferiu a pretensão da reclamante em manter o seu processo na JT/PR.

"Não menos importante, a informação prestada pela própria Autora na rede social Linkedin, conforme documento juntado à fl. 243, na qual indica trabalho junto a Ré em 'Marília e região', ou seja, nenhuma menção a Curitiba."

O advogado Antonio Vasconcellos Jr., da Advocacia Castro Neves Dal Mas, representou a empresa.

Veja a decisão.