MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Representantes do Pinheiro Neto Advogados participam de evento jurídico na África do Sul
Brasil-Joanesburgo

Representantes do Pinheiro Neto Advogados participam de evento jurídico na África do Sul

Os advogados Carlos Vilhena e José Carlos Meirelles, e o associado sênior Saul Tourinho Leal, abordaram temas como mineração, infraestrutura e as mudanças na relação entre os setores público e privado no Brasil.

Da Redação

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Atualizado às 07:52

Os sócios do escritório Pinheiro Neto Advogados, Carlos Vilhena e José Carlos Meirelles, e o associado sênior Saul Tourinho Leal, participaram do "Brazil – South Africa Trade & Investments: Legal Aspects", uma iniciativa da Embaixada do Brasil e da Câmara de Indústria e Comércio de Joanesburgo.

O evento aconteceu no dia 28/3, em Joanesburgo, África do Sul. O Diretor da Câmara Internacional de Comércio, Patrick Corbin, abriu os trabalhos com uma fala voltada para o estreitamento de laços entre os dois países e aos frutos de suas relações comerciais.

Com uma plateia marcada por investidores, empreendedores interessados no país e empresários que já operam negócios no Brasil, o seminário contou com um painel mediado pelo advogado sul-africano Emile Myburgh, com a presença de Carlos Vilhena e José Carlos Meirelles, que falaram, respectivamente, sobre o setor de mineração e sobre investimentos de infraestrutura no Brasil e no continente africano.

Para Vilhena, o setor de mineração já superou seus maiores desafios. O engessamento dos debates relativos à alteração da legislação minerária é algo que também faz parte do passado. "O momento é melhor. Não que não haja desafios, eles existem, mas o ambiente é mais encorajador". Tanto a manutenção de atividades em minas no Brasil, como a continuidade de empresas brasileiras no continente africano, foram frisados pelo advogado como elementos que demonstram a manutenção de uma relação comercial que tem tudo para crescer.

José Carlos Meirelles ficou responsável por pontuar novidades no setor de infraestrutura. Ele recordou que a gigante estatal sul-africana, ACSA, se uniu a fundos de pensão brasileiros para tocar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país. "São várias as alterações legislativas para ampliar a atratividade dos nossos negócios. Há uma sinalização de mais segurança jurídica, mais simplificação. O momento é, pela ótica jurídica, propício para seguir acreditando, investindo e gerando a prosperidade que o país precisa para superar a crise".

Destacando mudanças na relação entre os setores público e privado no Brasil, o advogado Saul Tourinho Leal realçou o tratamento que a Constituição confere aos princípios da administração pública, tendo feito, também, considerações sobre as transformações sociais e políticas. "O Brasil tem um anjo coletivo ruim, que é o 'jeitinho', uma forma de fazer as coisas sem esforço. Todavia, herdamos dos nossos ancestrais africanos a 'ginga', a mistura entre beleza, paixão, originalidade e criatividade que nos inspira a sermos únicos. É hora de trocar o 'jeitinho' pela 'ginga'".

Fechando o painel, o advogado sul-africano Emile Myburgh exibiu um exemplar do livro "Lava-Jato", do jornalista Vladimir Netto. "Os fatos revelados pela Operação Lava-Jato superam qualquer obra de ficção policial. É inacreditável o que está acontecendo no Brasil quanto ao combate à corrupção", exibindo a capa da obra, com o rosto do juiz Sérgio Moro.

O evento contou, no encerramento, com o pronunciamento do Embaixador do Brasil na África do Sul, Nedilson Jorge, que fez uma apresentação esclarecendo pontos a respeito da fiscalização da produção de carne no país, destacando as recentes denúncias relativas à operação "Carne fraca" e informando os presentes sobre a dimensão localizada dos episódios, além de tratar sobre o que as autoridades têm feito para assegurar a confiabilidade na carne brasileira, que é consumida em praticamente todo o mundo.

Ao final, foi lançado o livro "Brazil – South Africa Trade & Investment: Legal Aspects", com uma coletânea de artigos escritos por alguns dos participantes do evento. O lançamento ocorreu com um coquetel na residência do Embaixador brasileiro, em Pretoria, capital administrativa da África do Sul.

O Brasil é, fora do continente africano, o país com o maior número de descendentes africanos em todo o mundo. Países como Angola e Moçambique dividem, além de traços culturais, a própria língua portuguesa. Iniciativas de levar aos sul-africanos e aos demais investidores do continente informações jurídicas sobre o momento por que passa o Brasil, abrem espaço para que o desejo de prosperidade e de superação da crise se tornem algo factível. Pelo o que se concluiu dos debates, simplificação legislativa e segurança jurídica são essenciais para isso.

Confira as fotos do evento:

_____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...