MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Toffoli: "Precisamos de um Judiciário menos crítico e mais humanizador"
Palestra

Ministro Toffoli: "Precisamos de um Judiciário menos crítico e mais humanizador"

O ministro palestrou em Harvard nesta terça-feira, 11, sobre métodos consensuais de resolução de conflitos.

Da Redação

terça-feira, 11 de abril de 2017

Atualizado às 15:12

O ministro Dias Toffoli participou de uma série de eventos na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, a respeito de métodos consensuais de resolução de conflitos.

Nesta terça-feira, 11, S. Exa. proferiu palestra com o tema políticas públicas e inovação de processos consensuais no Judiciário brasileiro.

Relatando sua experiência quando estava à frente da AGU na criação do sistema extrajudicial de resolução de conflitos, o ministro Toffoli apontou como, com criatividade, é possível melhorar continuamente o sistema judicial para melhor atender às necessidades e interesses de seus usuários.

De acordo com o ministro Toffoli, frequentemente na história recente, a desculpa de agir com o interesse público em mente foi usada como justificativa para buscar métodos contraditórios de resolução de conflitos, em vez de métodos consensuais, mesmo nos casos em que o procurador público tinha certeza absoluta de que perderia o processo. E, não à toa, a Administração Pública tornou-se o a maior litigante do judiciário brasileiro.

No entanto, ponderou o ministro, as decisões consensuais, que derivam do diálogo e da cooperação e têm, portanto, resolução rápida e eficaz, são também formas de satisfazer o interesse público.

Na visão de S. Exa., apesar dos avanços dos últimos anos, com a popularização dos métodos alternativos de resolução de conflitos - como a arbitragem, a mediação e a conciliação -, ainda assim a cultura do litígio prevalece no país.

Assim, concluiu Dias Toffoli, o grande desafio é envolver e capacitar todos os operadores do Direito - juízes, membros do MP, defensores públicos, advogados, mediadores e conciliadores, incentivar o uso dos métodos alternativos apropriados e, assim, transformar a "visão míope da Justiça como instância que decide casos" para uma "Justiça que encontre soluções adequadas para os conflitos".

"O foco não deve ser ganhar ou perder, quem está certo e quem está errado, mas a pacificação do conflito da maneira que melhor atende aos interesses de todos os envolvidos. Precisamos de um Judiciário menos crítico e mais humanizador."

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA