MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "El Ejercicio de La Función Judicial Internacional"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "El Ejercicio de La Función Judicial Internacional"

O autor apresenta suas reminiscências de modo a proporcionar uma visão, um eventual exercício mais abrangente da função em proteção internacional judicial da pessoa humana.

Da Redação

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Atualizado em 26 de abril de 2017 10:21

A 4ª edição da obra "El Ejercicio de La Función Judicial Internacional - Memorias de la Corte Interamericana de Derechos Humanos" (Del Rey - 441p.), do jurista Antônio Augusto Cançado Trindade, apresenta 26 capítulos, que foram divididos em 5 partes básicas. A primeira parte é dedicada a questões de jurisdição: seus fundamentos, a questão da jurisdição obrigatória (defendida pelo autor), a aceitação de Responsabilidade internacional por Estados e execução das sentenças e decisões do Tribunal.

A segunda parte aborda questões de direito material: as bases de Estado internacional Responsabilidade Própria (incluindo circunstâncias agravantes), os crimes de Estado, as formas de reparação, o Estado de Direito, o conteúdo material dos direitos protegidos e alargar o conteúdo de material de jus. A terceira parte se concentra em questões de direito processual: acesso direto para o indivíduo à justiça internacional (arduamente defendida pelo autor), a realização de audiências públicas e alcance das obrigações erga omnes de proteção.

A quarta parte aborda questões hermenêutica legais, como visão holística dos direitos protegidos, tal exigibilidade de direitos, e dimensão preventiva e temporária de proteção. E o quinto examina questões institucionais, com convivência e diálogo entre os tribunais internacionais contemporâneos (diálogo que tanto o autor foi dedicado), e divulgação da jurisprudência do Tribunal. Os quatro anexos que se seguem, reproduzem pronunciamentos raros do autor, ocasiões especiais em vários países da América Latina e na Holanda, bem como a sua perspectiva histórica da evolução da jurisprudência do Tribunal.

Sobre o autor:

Antônio Augusto Cançado Trindade é jurista brasileiro, Ph.D em Direito Internacional, professor titular da UnBe do Instituto Rio Branco e juiz do Tribunal Internacional de Justiça em Haia.

___________

Ganhador:

Mackenzie Marzo de Souza Nogueira, advogado em Brasília

___________

Editora Del Rey BH Ltda

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA