MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JT abre novo paradigma sobre desligamento de servidores públicos, diz especialista
Justiça do Trabalho

JT abre novo paradigma sobre desligamento de servidores públicos, diz especialista

Na visão do advogado Adovaldo Dias de Medeiros Filho, do escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados, a decisão do TRT da 10ª região se revela paradigmática.

Da Redação

domingo, 7 de maio de 2017

Atualizado em 4 de maio de 2017 09:36

Decisão do TRT da 10ª região abre um novo paradigma relativo ao desligamento de servidores públicos. A 2ª turma do tribunal manteve sentença que determinou a readmissão de servidores públicos do Banco Nacional de Crédito Cooperativo, extinto em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor.

Os trabalhadores pediam a readmissão porque foram dispensados por causa da reforma administrativa do governo Collor. Acontece que os desligamentos ocorreram em 94, após o período previsto na lei 8.878/94 (março de 90 a setembro de 92), que anistiou as demissões ilegais feitas pelo presidente. Eles permanecerem trabalhando para concluir a liquidação do banco.

Na visão do advogado Adovaldo Dias de Medeiros Filho, do escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados, a decisão do TRT da 10ª região se revela paradigmática.

"Uma vez que, ao recorrer ao princípio da isonomia, a Corte interpreta a lei 8.878/94 de forma extensiva para garantir o direito daqueles que foram demitidos nos momentos finais de liquidação do Banco, de forma a não restringir, à letra fria da lei, os beneficiários da anistia, mas sim todos aqueles que forma desligados sem qualquer motivação válida - no caso, a extinção do BNCC - independentemente da data."

Para o relator do caso, desembargador Mário Macedo Fernandes Caron, a questão da anistia não pode ser interpretada de forma literal, descontextualizada e não sistemática. Isso porque ficou constatado no processo que os empregados públicos foram mantidos até 94 pela necessidade de permanência deles para liquidação do banco.

  • Processo: 0001246-39.2014.5.10.0001

Confira a decisão.

___________