MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Imóvel de entidade recreativa é isento à cobrança de IPTU, decide TJ/RS

Imóvel de entidade recreativa é isento à cobrança de IPTU, decide TJ/RS

x

Da Redação

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Atualizado às 08:19


IPTU



Imóvel de entidade recreativa é isento à cobrança de IPTU, decide TJ/RS


Lei Municipal de Porto Alegre prevê a isenção de pagamento de tributos com relação às entidades recreativas. Assim, não subsiste a cobrança de IPTU referente a imóvel do Jockey Club do Rio Grande do Sul. Em decisão unânime, 21ª Câmara Cível do TJ/RS manteve sentença e negou provimento ao apelo interposto pelo Município de Porto Alegre.


Os Desembargadores tomaram por base entendimento do STF, que assegura que o IPTU deve abranger não só prédios destinados a entidades, mas também o patrimônio, a renda e os serviços relacionados.


O Município de Porto Alegre alegou que o bem não se encontra ocupado para as atividades vinculadas aos fins sociais do contribuinte e não preenche os requisitos para gozar da isenção prevista na Lei Complementar Municipal (LC) nº 7/73.


O Jockey Club defendeu preencher todos os requisitos exigidos pela lei e que o imóvel está vinculado às finalidades da entidade beneficente, por isso se encontra no direito de gozar da imunidade.


Para o Desembargador Marco Aurélio Heinz, relator do processo, não há como subsistir a cobrança, pois se trata de entidade recreativa, conforme definido em seu estatuto social. Referiu que a Lei Orgânica do Município, em seu art. 113, § 4°, estende às entidades culturais, recreativas, de lazer e esportivas as imunidades previstas na Constituição Federal (art. 150, VI, alínea 'c').


Citou a jurisprudência do STF, que afirma que o caso está "decisivamente inclinado à interpretação das normas de imunidade tributária, de modo a garantir e estimular a criação de entidades beneficentes."


Acompanharam o voto do relator os Desembargadores Genaro José Baroni Borges e Liselena Schifino Robles Ribeiro. O julgamento ocorreu no dia 31/5/06.
___________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA