MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Marca Reserva não pode comercializar camisetas com músicas do Tim Maia
Direitos autorais

Marca Reserva não pode comercializar camisetas com músicas do Tim Maia

Liminar foi confirmada pela 18ª câmara cível do TJ/RJ. Com a decisão, empresa deve recolher exemplares.

Da Redação

terça-feira, 9 de maio de 2017

Atualizado às 10:25

A marca Reserva está proibida de comercializar camisetas com frases que reproduzam trechos das músicas de Tim Maia, como "Tomo guaraná, suco de caju, goiabada para sobremesa" e "Você e Eu, Eu e Você".

Assim decidiu a 18ª câmara Cível do TJ/RJ ao confirmar liminar que determinou a proibição. Com a decisão, a empresa deve recolher todos os exemplares disponíveis para venda, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Uso indevido

A ação indenizatória cumulada com obrigação de fazer foi ajuizada por Carmelo Maia, filho do cantor. Carmelo alegou que a marca utilizou indevidamente e sem autorização as obras de seu pai.

O pedido de liminar foi deferido pelo juiz de Direito Paulo Assed Estefan, da 4ª vara Empresarial do Rio de Janeiro, onde ainda deve ser julgado o mérito. A empresa recorreu da liminar, mas, para o desembargador Claúdio dell'Orto, relator do recurso, ficou demonstrada a necessidade de se proteger a obra.

"Demonstrada a prova inequívoca da verossimilhança das alegações do agravado, e considerando que o periculum in mora decorre da premente necessidade se proteger a obra literária e evitar prejuízos a direitos autorais, porquanto a empresa almeja a exploração comercial com a venda dos produtos, forçoso reconhecer a presença dos requisitos do artigo 300 do NCPC (Novo Código de Processo Civil), que autorizam a concessão da tutela de urgência."

Assim, negou provimento ao recurso.

  • Processo: 0007357-36.2017.8.19.0000

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas