MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF liberta homem por flagrante contradição na decisão do juiz sentenciante
HC

STF liberta homem por flagrante contradição na decisão do juiz sentenciante

Decisão da 2ª turma foi unânime.

Da Redação

terça-feira, 9 de maio de 2017

Atualizado às 19:17

A 2ª turma do STF, por votação unânime, concedeu ordem de HC para revogar a prisão preventiva de paciente e determinar a sua imediata soltura.

O relator, ministro Lewandowski, explicou o caso: o juiz deferiu a preventiva tendo em conta o fato de já ter sido o homem condenado por delito a pena restritiva de direitos mas em regime aberto. Sobreveio a sentença condenatória e o juiz manteve a prisão preventiva dizendo que o sentenciando deveria continuar preso porque assim permaneceu durante toda a instrução do processo e porque presentes os motivos que determinaram sua segregação.

Acontece, porém, que o ministro Lewandowski constatou "flagrante contradição" na prisão, qual seja: apesar de permitir que o sentenciante cumpra a pena inicial em regime semiaberto, determinou que ele permaneça enclausurado cautelarmente sem ao menos apontar fundamento diverso do decreto de prisão originário.

O juízo sentenciante poderá fixar outras medidas cautelares previstas no art. 319 do CPP, caso entenda necessário. A decisão no HC foi unânime.

  • Processo relacionado: HC 138.122