MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Advogado condenado em 2º grau não consegue direito à sala de Estado Maior
Execução da pena

STF: Advogado condenado em 2º grau não consegue direito à sala de Estado Maior

Decisão é da 2ª turma ao julgar Rcl.

Da Redação

terça-feira, 16 de maio de 2017

Atualizado às 15:27

A 2ª turma do STF negou provimento à reclamação de um causídico que, condenado em 2º grau, insurgiu-se contra a determinação de prisão em cela comum.

Ele estava preso provisoriamente, usufruindo das prerrogativas garantidas no Estatuto da OAB. Contudo, foi condenado em 2º grau, e no julgamento de embargos o TJ/PR determinou a imediata execução da pena.

Na reclamação, o advogado alegou afronta à decisão do STF na ADIn 1.127, que entendeu constitucional a previsão de Sala de Estado Maior para os causídicos.

O relator da reclamação, ministro Toffoli, asseverou que no caso se está executando um acórdão penal condenatório, "sendo certo que a sua custódia a rigor não mais se reveste de natureza cautelar".

De acordo com S. Exa., ainda que não transitada em julgado a condenação, a natureza jurídica da custódia é de execução da pena imposta.

E, ainda, a Corte não discutiu no paradigma (ADIn) apontado se o direito do advogado permanecer recolhido em Sala de Estado Maior se estenderia ao preso que foi condenado.

Os colegas de turma acompanharam o relator, embora tanto Lewandowski quanto Celso de Mello - que ficaram vencidos no plenário quando decidiu-se que a prisão pode ocorrer a partir de decisão de 2ª instância -, ambos tenham ressalvado o posicionamento.

O ministro Lewandowski deixou claro que acompanhava Toffoli apenas quanto ao primeiro argumento (o fato de que a reclamação não correspondia ao paradigma citado). Afirmou: "Quanto à prisão em 2º grau e a questão ora versada, tenho fundadas reservas; preciso refletir melhor se autorizada a prisão em 2º grau a presunção de inocência cessa."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas