MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Janot pede que STF mantenha inquérito contra Temer
Lava Jato

Janot pede que STF mantenha inquérito contra Temer

O presidente pediu neste sábado, 20, que o Supremo suspenda a investigação até que se realize perícia do áudio apresentado.

Da Redação

sábado, 20 de maio de 2017

Atualizado às 19:55

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF neste sábado, 20, manifestação na qual defende a continuidade do inquérito que investiga a prática de diversos crimes pelo presidente da República, Michel Temer, e outras autoridades com foro por prerrogativa de função.

No documento, Janot afirma que não se opõe à perícia no áudio da conversa entre Temer e Joesley Batista, embora certo de que a gravação não contém qualquer mácula que comprometa a essência do diálogo.

Suspensão

A manifestação se deu após petição protocolada no STF pelo presidente Michel Temer pedindo a suspensão do inquérito instaurado até que se realize uma perícia no áudio dessa conversa.

Rodrigo Janot destacou a flagrante contradição do pedido, "visto que o inquérito existe justamente para a apuração dos fatos e para a produção de evidências, dentre elas perícias técnicas".

O procurador-Geral afirmou que a gravação passou por avaliação técnica de setor da PGR que constatou que o material, em uma análise preliminar, é audível, inteligível e apresenta uma sequência lógica e coerente, com características iniciais de confiabilidade. "Ademais, a referida gravação é harmônica e consentânea com o relato da colaboração de pelo menos quatro colaboradores, a saber Joesley Batista, Wesley Batista, Ricardo Saud e Florisvaldo Caetano de Oliveira", disse.

Para Rodrigo Janot, a perícia deve ser realizada sem qualquer suspensão do inquérito, visto que este se destina justamente à produção de elementos probatórios.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas