MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da República indica nova ministra para o STJ

Presidente da República indica nova ministra para o STJ

x

Da Redação

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Atualizado às 07:52


Indicação feminina

Presidente da República indica nova ministra para o STJ


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou a advogada Maria Thereza Rocha de Assis Moura, de São Paulo, para o cargo de ministra do STJ. O presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro foi informado, ontem da indicação pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.


A advogada Maria Thereza Rocha de Assis Moura será sabatinada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, em data a ser marcada. Posteriormente, o seu nome será submetido ao referendo do Plenário daquela casa legislativa, antes da sua nomeação pelo presidente da República.


Maria Thereza Rocha de Assis Moura, 49 anos, será a quinta ministra a ingressar no STJ. O Tribunal conta com as ministras Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Denise Arruda na sua composição de um total de 33 ministros.


A advogada paulista ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Arnaldo da Fonseca, ocorrida em novembro do ano passado. Maria Thereza é doutora em Direito Processual, graduou-se na Faculdade de Direito da USP e atua nas áreas cível e criminal. Na área acadêmica, leciona na Escola Superior de Advocacia e na Faculdade de Direito da USP, em cursos de graduação e pós-graduação. Também possui trabalhos publicados no Brasil e no exterior, além de ser autora de diversos artigos.


D'Urso comemora indicação


O presidente da OAB/SP - Luiz Flávio Borges D’Urso - comemorou entusiasticamente a indicação da advogada Maria Thereza Rocha de Assis Moura para ministra do STJ.

Conforme D’Urso, Maria Thereza Rocha de Assis Moura mescla uma vida dedicada à militância profissional com excelência acadêmica. “Tem perfil ideal para o cargo. É um excelente nome, porque tem experiência comprovada na área, imensa capacidade intelectual e está a altura de todos os desafios que terá como ministra da STJ”, avalia D’Urso.


Inscrita na OAB/SP desde 1981, a advogada atuou no Exame de Ordem da Seccional de 1989 a 2004, participando com examinadora e na elaboração das provas na área de Direito Penal. Maria Thereza é autora da obras “Prova por Indícios no Processo Penal”; “Justa Causa para a Ação Penal: Doutrina e Jurisprudência; e “Código de Processo Penal e sua Interpretação Jurisprudencial”. Também atuou como coordenadora de Revista Brasileira de Ciências Criminais e é autora de artigo no livro “Escritos em Homenagem a Alberto Silva Franco”.
______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA