MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desconto autorizado em conta-corrente não caracteriza ato ilícito do banco

Desconto autorizado em conta-corrente não caracteriza ato ilícito do banco

x

Da Redação

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Atualizado às 09:32


Dano moral


Desconto autorizado em conta-corrente não caracteriza ato ilícito do banco


Descontar da conta-corrente valor contratado com instituição bancária não caracteriza dano moral. Com esse entendimento a 18ª Câmara Cível do TJ/RS julgou improcedente ação de indenização, a título de dano moral, interposto por correntista contra o Banco do Brasil S/A.


Ao ter salário retido pelo banco a título de pagamento de saldo devedor existente, cliente ajuizou ação requerendo indenização por dano moral. Narrou que a operação foi finalizada somente por ordem judicial, que determinou a suspensão dos descontos.


O banco contestou, afirmando que ocorreu amortização do saldo devedor e que o débito dos empréstimos em conta-corrente foi expressamente autorizado em contrato firmado entre as partes.


Para o relator do processo, Desembargador Pedro Celso Dal Prá, a retenção da verba salarial é ilegal e abusiva, mas a partir do momento em que é depositada em conta-corrente, perde sua “natureza salarial”, passando a integrar o patrimônio do correntista, “logo não se pode falar em retenção de salário.”


O magistrado afirma que o caso não é questão de penhorabilidade de vencimentos. “Não há o que indenizar, pois os descontos no salário da autora ocorreram em razão da existência de uma dívida, advinda de juros e taxas incidentes sobre o saldo devedor, relativo ao uso total do limite oferecido pelo banco.”


Acompanharam o voto do relator os Desembargadores Cláudio Augusto Rosa Lopes Nunes e Mario Rocha Lopes Filho. O julgamento ocorreu em 18/5/06.
_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS