MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pinheiro Neto e MASP trazem Toulouse-Lautrec a São Paulo

Pinheiro Neto e MASP trazem Toulouse-Lautrec a São Paulo

Apoio à exposição, inédita no Brasil, faz parte do calendário de ações em celebração aos 75 anos do tradicional escritório.

Da Redação

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Atualizado às 08:44

No ano que comemora seu 75º aniversário, Pinheiro Neto Advogados une-se ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) para viabilizar uma excepcional mostra com obras do pós-impressionista francês Henri de Toulouse-Lautrec. Intitulada “Toulouse-Lautrec em Vermelho”, esta é a maior exposição dedicada ao trabalho do pintor francês já realizada no Brasil e estará em cartaz entre os dias 30 de junho a 1º de outubro de 2017.

Cinco anos mais jovem, o MASP também celebra seu aniversário em outubro deste ano. Oriundos de um mesmo período histórico, MASP e Pinheiro Neto Advogados construíram suas trajetórias guiados por ideias de vanguarda, criando espaços em suas respectivas áreas para serem reconhecidos pelo pioneirismo.

"A associação com o MASP parece-nos natural e viabilizar Toulouse-Lautrec em vermelho com 100% de recursos próprios é uma grande oportunidade de compartilhar com a cidade a comemoração deste marco tão especial para nós", afirma Alexandre Bertoldi, sócio gestor do escritório.

Fundado em 1942, o escritório sempre formou parcerias com entidades de diversos setores, principalmente em programas de responsabilidade social, tendo como foco ações nas áreas de educação, cultura e meio ambiente. "Acreditamos que é papel da iniciativa privada promover ações inclusivas, capazes de envolver a sociedade e retribuir a ela parte daquilo que recebemos", comenta Bertoldi.

Toulouse-Lautrec em vermelho tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Luciano Migliaccio, curador-adjunto de arte europeia do museu. Em torno do tema da sexualidade, a mostra conta com 75 obras, entre pinturas, cartazes e gravuras, que estão entre as mais emblemáticas do artista. Das onze obras de Toulouse-Lautrec da coleção do MASP, a maior e mais importante em um museu da América Latina, nove estarão expostas; as demais são empréstimos de alguns dos principais museus e colegões particulares do mundo, tais como Musée d'Orsay, de Paris; Tate e Victoria & Albert Museum, de Londres; The Art Institute of Chicago; National Gallery of Art, de Washington; e Museo Thyssen-Bornemisza, de Madrid.

Números da exposição

• Obras expostas: 75 obras (entre pinturas e gravuras), sendo que 9 são do MASP
• Documentos: 50 (cartas e fotografias)
• Museus e instituições culturais que emprestaram obras: 19
• Colegões particulares que emprestaram obras: 6
• Obras de 10 países diferentes estarão expostas
• Dias de montagem: 25
• Quantidade de pessoas envolvidas na montagem: aproximadamente 60
• Quase dois anos desde a concepção, pesquisa e produção da mostra
• Um ano de pré-produção a partir dos pedidos de empréstimo
• Aproximadamente 20 fornecedores diferentes envolvidos no preparo da exposição

Sobre o artista

Toulouse-Lautrec foi um dos artistas centrais da Paris do final do século 19, ao capturar a efervescência noturna da capital que despertava para a modernidade, quando suas ruas foram iluminadas a gás e as mais diversas figuras passaram a se encontrar nos espaços públicos.

Nascido em uma família da nobreza decadente, Toulouse-Lautrec transita entre os universos burguês e proletário com desenvoltura. Devido à uma doença congénita nos ossos, teve suas pernas afetadas em dois acidentes, fazendo com que não se desenvolvessem e mantivessem o tamanho das de um menino. No entanto, sua dificuldade de locomoção não o impediu de estudar pintura e frequentar ativamente a vida noturna parisiense, retratando com fidelidade seus cabarés, cafés, salas de concerto, bordéis e todos os seus personagens.

SERVIÇO

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP): Avenida paulista, 1578, São Paulo, SP - 1 andar
Período: de 30 de junho a 1º de outubro de 2017
Horários: Terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); Quinta-feira das 10h às 20h
Ingressos: R$30,00 (entrada); R$15,00 (meia-entrada); Entrada gratuita às terças-feiras.
_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO